Um primor de relógio!

Cercado de prédios maiores por todos os lados, é muito difícil notarmos a existência deste curioso relógio que fica na Alameda Itu, na região do Jardim Paulista.

Um dos mais belos relógios paulistanos, ele foi construído no topo do Edifício Salvador Pastore e inaugurado em 1958.

Trata-se de um relógio de três faces, em formato triangular, onde cada lado exibe uma marca de um dos patrocinadores do empreendimento à época (todos fabricantes de relógios). Destaque para a arquitetura da cobertura, bastante moderna, e principalmente para a base do relógio que é feita em formato de ampulheta, que tal qual um relógio, também serve para medir o tempo.

O relógio e o nome do edifício são ambos em homenagem a Salvador Pastore, já falecido, que foi um famoso e importante relojoeiro da Cidade de São Paulo. O edifício está no número 1043 da Itu, mas o melhor ângulo para fotografá-lo (como fiz aqui) é na mesma altura desta via, porém na Alameda Jaú.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Respostas de 16

  1. Verdadeira obra prima, como muitos paulistanos não o conhecia, parabéns e obrigado pela pérola de foto.

  2. Caro amigo Douglas jé restaurei três relógios antigos da década de 1940, 73 anos depois da sua fabricação restaurei as máquinas por completo. Jaime Prado/ Bauru/SP

  3. Em Bauru (SP), há quem conserte relógios antigos: Jaime Prado. Já consertou o da Paróquia Santa Terezinha, do Hospital Lauro de Souza Lima, da ex-Casa Lusitana. Ele tem facebook. Ótimo profissional e tem o seu assistente Roberto Pinheiro. Sugiro que entrem em contato com Jaime Prado e o relógio voltará a funcionar.

    1. Amiga Tania Mara se o pessoal nos procurar com certeza vamos ver os relógios antigos talvez abandonado e parado no empo, eu já restaurei dois relógios em Bauru/SP, um deles parado durante 36 anos ás 17:36, o outro mais recente parado durante 13 anos ás 07:43 na torre da Paróquia Santa Terezinha, os relógios todos da década de 1940, 73 anos depois da sua fabricação eu e meus dois amigos Roberto Pinheiro e Renato Papassoni fomos os responsáveis pela restauração da máquina antiga.
      Jaime Prado- Bauru/SP

  4. O Edifício Salvador Pastore foi construído pelo próprio, no terreno onde havia, antes, sua mansão. Salvador Pastore foi um importante e tradicional relojoeiro e joalheiro da cidade. Durante muitos anos o prédio, após a morte de Salvador, foi administrado por seu filho Francisco Pastore – meu padrinho de batismo – também importante joalheiro de São Paulo, que era proprietário da Relojoaria e Joalheria “A Confiança”, que ficava, se não me engano, na Ladeira Porto Geral, próximo ao Páteo do Colégio, no Centro. Infelizmente, após o falecimento de meu padrinho Francisco e minha madrinha Aparecida, perdi todo e qualquer contato com seus familiares. Gostaria muito de poder retomar de alguma forma. Hoje sou jornalista e moro em Itu-SP.

    1. Que pena essa joia rara abandonada e parada no tempo, sou Bauruense se coração apaixonado pela história antiga em 2007 eu restaurei um relógio Michelini da década de 1940 depois de permanecer 36 anos parado e abandonado no alto da torre de uma igreja em uma instituição de saúde pública onde sou funcionário servidos quase 38 anos, depois recentemente restaurei outro Michelini que permaneceu parado durante 13 anos no alto da torre da Paróquia Santa Terezinha em Bauru/SP, e por ultimo dia 30 de dezembro entreguei restaurado mais uma máquina Michelini na cidade de Marília/SP na Catedral Basília São Bento, se por ventura se interessarem na restauração estamos prontos para fazer o trabalho basta entrar em contato conosco. em Bauru/SP, a história não tem dono ela tem seguidores..
      Jaime Prado, Roberto Pinheiro e Renato Papassoni, os três Malucos de Bauru.

  5. Amigo posta as fotos da Marquise e do relógio antigo acabo de restaurar um de 1882 e outro de 1800, sou Bauruense apaixonado pela história antiga em 07/ 07/ 2007 restaurei um relógio Micheleini da década de 19, não pedi nada em troca e não usei ( um Centavo si quer do dinheiro público) , e mesmo assim a direção desta instituição em Bauru/SP, nunca se manifestou pelo modesto trabalho voluntário que eu realizei com a ajuda de um ex-interno (in memoriam) o único que me ajudou no trabalho, é o homem moderno que não valoriza a história antiga. Jaime Prado

  6. Boa tarde sou neto de Salvador Pastore gostaria se vc tiver mais informações sobre ele e q não tive contato gostaria de saber sob sua vida onde nasce e demais informações muito obrigado

    1. Oi Ricardo, você diz que é neto de Salvador Pastore. Eu sou afilhado de Francisco e Cida Pastore. Podemos manter contato?

  7. Tania Mara, por acaso você mora em Bauru-SP é jornalista e conheceu uma pessoa em Porto Segurochamado Ricardo que morava em Belo Horizonte. Essa Tania é minha amiga e gostaria de encontra-la. Isso foi no ano de 1997 ou 98.

  8. Bom dia amigo este relógio da Primor esta funcionando é uma relíquia antiga eu restauro os relógios Michelini aqui em Bauru um deles ficou parado durante 36 anos no alto da torre da igreja Nossa Senhora das Dores na antiga Colonia Aimorés, realizei este trabalho voluntário para preservar a história por aqui. Jaime Prado – Whast 14 981321480

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *