Souvenires Paulistanos 1 – O Chaveiro de Fotografias

O ano de 1954, quando celebrou-se o IV Centenário da Cidade de São Paulo, foi muito propício para a popularização de lindos souvenires paulistanos que hoje são raros e bastante disputados por colecionadores. São pequenos álbuns de postais, canetas, pratos de parede, chaveiros e muitos outros objetos  interessantes.

Um dos meus hobbies mais divertidos é sair em busca destes antigos souvenires paulistanos para aumentar a minha coleção. E nestas minhas buscas já encontrei os mais variados tipos de brindes de São Paulo, alguns deles por aqui mesmo em feiras de antiguidades, outros pelo Mercado Livre e até através do eBay.

A partir de hoje, até o dia do aniversário da Cidade de São Paulo (e deste site, que irá completar 4 anos!) irei mostrar alguns dos souvenires que tenho da Cidade de São Paulo.

O Chaveiro de Fotografias (1954)

Clique na foto para ampliar.

Adquirido de um vendedor de antiguidades gaúcho pelo site Mercado Livre há alguns anos atrás, este curioso chaveiro é um dos meus mais queridos souvenires paulistanos. Do tamanho pouco maior que uma moeda de 1 Real o chaveiro abre-se e revela 15 belas fotografias colorizadas da Cidade de São Paulo, com pontos turísticos conhecidos da capital paulista como o Estádio do Pacaembu, Avenida 9 de Julho, Museu do Ipiranga entre outros. No verso de cada imagem há uma breve explicação do local.

Trata-se de um presente muito bacana para o turista levar como souvenir de viagem, ou mesmo para um paulistano que ama a cidade carregar consigo no bolso. Sempre que precisar de suas chaves, a lembrança de São Paulo estará muito próxima.

O chaveiro é quase do mesmo tamanho de uma moeda de R$1

Você tem algum souvenir antigo ou curioso de São Paulo ? Deixe um comentário! Daqui alguns dias eu volto com mais um objeto de coleção diferente para mostrar.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Palacete de Jorge Street

Conheça a história do palacete onde viveu o fundador da icônica Vila Maria Zélia e que foi demolida em 1973 pelos donos da Folha de S.Paulo

Leia mais »

Respostas de 6

  1. Achei muito interessante esse chaveiro! Fiquei curioso para ver o lado das fotografias com mais detalhe.

  2. Se fosse feito um negócio desse hoje ia ter a “cracolândia”, o buraco do metrô de Pinheiros, o edifício Julia Cristianini (conhecido como “Edifício Saraievo”) entre outras coisas “célebres” da “nossa” cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *