Localizado no número 125 da Avenida Rio Branco, na região da República, o Edifício Agulhas Negras é um dos grandes prédios residenciais do centro de São Paulo, hoje mais caracterizado por construções comerciais.
O anúncio abaixo, publicado nos grandes jornais paulistanos em 18 de agosto de 1957 já apresentava o prédio aos potenciais compradores:
Importante salientar os principais apelos comerciais da propaganda, que mostra como a região era bastante diferente do que estamos acostumados a ver nos dias de hoje, com ênfase em: “melhor pedaço da cidade” ou “na melhor esquina de São Paulo“. As obras do Edifício Agulhas Negras haviam começado no início do ano de 1957 e foram concluídas em 1959.
Entre os moradores mais famosos, Elis Regina residiu em um dos apartamentos deste prédio em meados dos anos 60. Abaixo uma fotografia atual.
Ficha Técnica:
Condomínio Edifício Agulhas Negras
Arquiteto: N/D
Construção: 1957
Inauguração: 1959
Incorporadora: Empresa Imobiliária Luftalla Ltda
Andares: 24
Elevadores: 04
Respostas de 5
Em novembro de 2013 esse prédio foi atingido pelo incêndio que teve inicio em uma academia ao lado, até o presente momento ele está interditado pela defesa civil e há uma grande possibilidade de estar com sua estrutura condenada pelo referido incêndio, realmente uma pena.
Na verdade, já foi definida a empresa para a reestruturação elétrica que é a parte mais comprometida do prédio, morava no 18º Andar com meu noivo e minha sogra, temos reuniões constantes com a seguradora e o advogado que ajuda no processo, em um ano em média, estaremos todos (146 famílias) de volta!
No prédio ao lado na av. Ipiranga esq. r. do Boticário funcionou durante uns 20 anos o Cine WINDSOR, uma das melhores salas da Cinelândia Paulista. No Google Images acima aparece o telhado do cinema. Há muito tempo não passo por lá, nem sei o que existe lá hoje…
Esse prédio está totalmente desabitado em 2020.
“Melhor esquina de São Paulo”. Puxa! É inacreditável! Como eu gostaria de ter presenciado isso!