Sobrado Demolido – Rua Barão de Ladário, 803

E mais um imóvel antigo do bairro do Pari desapareceu neste mês de novembro. A vítima agora foi este sobrado localizado no número 803 da Rua Barão de Ladário.

Mesmo não sendo um imóvel de grande importância histórica tanto para a cidade, como para o Pari e região, é importante notar a crescente onda demolições que está atingindo este bairro, especialmente desde meados de 2011. Em nosso visita recente pelo bairro, na primeira quinzena de novembro de 2012, podemos notar que em quase todas as ruas do Pari tem alguma demolição ocorrendo.

O que chama mesmo a atenção é a rapidez avassaladora das demolições, talvez para evitar qualquer tipo de tentativa de proteção pelos órgãos e entidades ligados ao patrimônio histórico. Essa construção foi demolida tão rápida que sequer conseguimos chegar a tempo, mesmo recebendo o aviso poucos dias antes. Ao chegarmos no local, só conseguimos esse singelo registro de uma ruina de algo que um dia foi um lar.

Será que a bolha especulativa que atinge não só São Paulo, mas o Brasil como um todo, deixará algum imóvel antigo sobreviver ? Está muito difícil responder esta pergunta.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Casa – Rua Damásio Pinto, 1684

Localizada bem distante da região central paulistana, em Itaquera, esta casa possui um estilo arquitetônico que é muito encontrado nos bairros mais afastados da zona leste de São Paulo. Conheça um pouco mais!

Leia mais »

Respostas de 3

  1. O que me deixa mais triste com o povo brasileiro é não termos o instinto conservador. As coisas ficam velhas, jogamos fora ou destruímos, não temos na nossa cultura o hábito de restaurar e preservar! As pessoas não sabem que manutenção é a chave pra que as coisas durem e se mantenham bonitas! Espero que isso mude!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *