A ação do homem proporciona mudanças drásticas na vida de uma cidade. Uma obra ou até mesmo uma mudança de mão em uma rua ou avenida pode fazer com que uma região mude completamente em pouco tempo. E muitas vezes estas mudanças são para pior, e aqui está um bom exemplo.
Este belo sobrado antigo é um sobrevivente. Localizado em uma pequena rua entre as ruas Lino Coutinho e Agostinho Gomes, este imóvel é remanescente de um período em que este trecho do Ipiranga vivia dias melhores. A região que hoje tenta se reerguer, já foi uma área de comércio intenso, ruas movimentadas e bem frequentadas e belas construções.
Com o passar dos anos a região foi se deteriorando, as favelas próximas foram crescendo e área sofreu uma degradação muito parecida com a de regiões como das Avenidas Celso Garcia e Santo Amaro. De um momento para outro, armazéns foram ficando vazios, lojas foram fechando e casas foram sendo vendidas ou abandonadas. Rapidamente esta parte do bairro do Ipiranga se transformou bastante.
Há alguns anos foi inaugurado o terminal de ônibus Sacomã, que trouxe mais movimentação para as ruas da região, e mais recentemente o Metrô. E este velho sobrado está em um local privilegiado.
Construído bem em uma esquina, na rua Sargento Mor Ramos Cordeiro é uma bela construção do início do século 20. Apesar de estar muitos anos fechado e em estado de abandono, trata-se de um imóvel bem robusto e que permite uma fácil restauração. O imóvel possui porão, elementos decorativos na fachada e uma bela parede externa com tijolos à vista, que recuperados e limpos ficam muito agradáveis. Embora a janela maior, no piso térreo, tenha sido removida e emparedada, as demais janelas possuem esquadrias originais de madeira em bom estado que podem ser mantidas. Um belo imóvel que apenas precisa de atenção.
Com um projeto arquitetônico pode abrigar pequenos consultórios médicos ou dentários, escolas de informática ou idiomas, escritórios de advocacia ou contabilidade, entre muitas outras atividades. E localizado bem ao lado da Estação Sacomã do Metrô e menos de 150 metros do terminal de ônibus, não irão faltar clientes para qualquer negócio que venha ser aberto ali.
Não é apenas demolindo e erguendo novas construções que se melhora uma região outrora deteriorada. Bons projetos paisagísticos e urbanísticos, aliados a restaurações criteriosas costumam obter resultados muito mais significativos.
Quem se habilita ?
Veja mais fotos do imóvel (clique na miniatura para ampliar):
OLHA COMO FICOU ESSE IMÓVEL!
Atualização: 13/02/2023
Longe de mim julgar o dono do imóvel, afinal a propriedade é dele e ele faz o que bem entender. Contudo, é inegável que o resultado aqui é desastroso e de gosto extremamente duvidoso, contribuindo para a feiúra marcante que está tomando conta da capital paulista.
O imóvel poderia ser modernizado por completo por dentro, preservando as características originais da fachada, trazendo uma harmonia com seus vizinhos do outro lado da rua (não estão na foto). Mas o que preferiam foi transformar o sobrado em uma espécie de caixa de papelão (até a cor lembra uma caixa de papelão).
Lamentável, triste. Pra fechar com chave de ouro só falta virar um Oxxo.
Respostas de 5
Bonito sobrado, na outra esquina existe um conjunto de vários sobrados também onde há uma alfaiataria que se chama Alfaiataria do Ponto (seria o ponto dos antigos bondes do Ipiranga?).
Às vezes passo ali e não posso deixar de admirar este bom exemplar de construção antiga.
E hoje em 2015, ganha um DVD com versões em diferentes línguas de “Ai se eu te pego” do “Michel Coió” quem adivinhar a situação do imóvel hoje…
Bom dia.
É com muito prazer que venho comunicar algo de muito bom para a valorização dos patrimônios históricos de nossa Cidade.
Em 02/08/2012 o Sr. Douglas Nascimento, então presidente do Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Fez uma publicação sobre um sobrado localizado na rua: Sargento Mor Ramos Cordeiro, 15.
Na ocasião ele destacou a importância deste imóvel na história do bairro Ipiranga e finalizou com essas belas palavras:
“Não é apenas demolindo e erguendo novas construções que se melhora uma região outrora deteriorada. Bons projetos paisagísticos e urbanísticos, aliados a restaurações criteriosas costumam obter resultados muito mais significativos.
Quem se habilita ?”
Hoje estou aqui com muita alegria para dizer que nesta data, 13/02/2023 o imóvel foi reaberto ao público.
Meus parabéns ao Sr. Douglas Nascimento pela matéria e meus parabéns à todos os empresários que acreditaram e se habilitaram a fazer esse imóvel renascer para preservação e valorização da história do Ipiranga.
O imóvel foi completamente desfigurado, você está sendo sarcástico?