Casa Demolidas – Avenida Ibirapuera, 2750 a 2794

É provável que muitos dos leitores ao observarem a fotografia destes 6 imóveis catalogados aqui neste artigo, achem que seja uma perda de tempo. Afinal, trata-se da catalogação de imóveis sem qualquer cunho histórico importante e elas nem mesmo eram residências. Mas será que são mesmo tão insignificantes ? Penso que não. E explico!

Qualquer imóvel já construído em uma cidade, seja ele qual for, tem importância para a memória iconográfica da cidade. Embora muitos não sejam realmente imprescindíveis para a história, nos passam lembranças significativas de um local.

Estas seis casas demolidas recentemente, ficam localizadas entre os números 2750 e 2794 da Avenida Ibirapuera, em Moema. Elas deram lugar a um espaço que está sendo ocupado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, para as obras de expansão da linha 5 do Metrô.

Imagine o local daqui há alguns anos, mais ou menos uma década. O local será completamente diferente de hoje ou de anos atrás quando estas casas sequer haviam sido construídas. Como poderíamos ter referências do local? Através destas imagens.

Foto: Google Street View

Volte no tempo, ao início dos anos 1970. Quantas casas, casinhas, casebres e prédios foram demolidos em São Paulo para se construir os primeiros quilômetros do Metrô ? E quantas destas casas foram fotografadas, catalogadas para uma futura documentação iconográfica da cidade ?

Provavelmente nenhuma. Se tiver fotografias, são geralmente coberturas esporádicas da imprensa (geralmente restrita a imóveis de maior relevância) ou ao acervo de particulares, moradores antigos que tiravam fotos de suas residências.

A memória fotográfica de uma cidade não pode ser seletiva, elitista. Pois a história de um lugar não é contada apenas por casarões e palacetes, mas sim por todas as construções que constituem a área.

Foto: Google Street View
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Telegram
Facebook
Threads
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2.404 outros assinantes
ouça a nossa playlist: