Casas Geminadas – Rua Porto Seguro 112 a 150

Bairro com grande número de construções antigas, o Bom Retiro sempre apresenta surpresas para o nosso site. Entre os números 112 e 115 da rua Porto Seguro, já próximo do bairro do Pari, encontramos uma sequência de seis casas antigas geminadas abandonadas e parcialmente demolidas.

Cinco delas ainda preservam a fachada original enquanto uma delas já teve sua fachada descaracterizada para a instalação de uma garagem.

clique na foto para ampliar

Pelo que foi possível constatar, quase tudo no terreno foi arrasado e a fachada tornou-se uma espécie de muro para proteger de alguma invasão na área.

Dependendo do que for construído no local as cinco casas que ainda ostentam a fachada original poderiam ter as mesmas preservadas, como se fosse um muro. Seria um pedaço da memória paulistana preservada sem impedir uma nova construção.

Veja mais fotos destas casas geminadas (clique na miniatura para ampliar):

Ainda existem mais duas outras casas nesta mesma rua que são também geminadas e bastante interessantes, mas que não são do mesmo conjunto arquitetônico:

clique na foto para ampliar
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Prédio Pedro Burzelli

O prédio tem uma construção bastante sólida, tem uma arquitetura simples e agradável e se reformado poderia voltar a ser um prédio de apartamentos residencial.

Leia mais »

Respostas de 7

  1. Preservar? Não, preferem construir uns prédios feios iguais aos que aparecem na 1ª foto. Devia ser cheio de crianças brincando nessa rua, com certeza era um local bem agradável.

  2. Olá Douglas, sou do interior do Paraná, mas profunda admiradora do teu trabalho e do site, já faz anos. Posso passar horas admirando tuas fotos.
    Obrigada por tudo isso.
    Quanto as incríveis casinhas, pergunto com medo: será que ainda estão de pé?

  3. Ola.

    Desde ja, meus parabens pela informacao que disponibilizou na sua pagina em relacao a ruas antigas, nomeadamente, Rua Porto Seguro.

    Sera que poderia me dizer se essa rua, Rua Porto Seguro tinha alguma hospedagem onde pessoas vindas de outros paises eram acomodadas?

    Meu Bisavo, Francisco Ventura Dias, 53 anos, chega ao Brasil no dia 9 de Janeiro de 1929, no Comandante Capella.

    Na lista de bordo, menciona seu nome, e a rua-Rua Porto Seguro 1, Sao Paulo.

    Nao sei se existe uma casa com esse numero, ou se o numero seria outro.

    Ja que, nessa rua, de acordo com a sua publicacao, menciona-112 a 150, e nao-Rua Porto Seguro numero 1.

    Ficarei grato pela sua ajuda

    Abracos,

    Nuno Moniz

      1. Obrigado pela informacao, isso ajuda na pesquisa que estou a fazer em relacao ao meu Bisavo. Infelizmente, nao sei o que aconteceu a ele, nunca mais voltou a Portugal e nem sequer informou a sua familia que deixou, sobretudo, a sua esposa e 3 fihos.

        A unica coisa que sei eh, seu nome, Francisco Ventura Dias aparece no Diario do Estado de Sao Paulo a 21 de Novembro de 1937, que relata nomes de Pessoas e um expediente.

        Sera que havera alguma instituicao que tenha arquivado documentacao ou ate mesmo se ele registrou seu nome na Policia Federal?

        Qulquer ajuda eh sempre bemvinda, obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *