A Penha é um dos bairros paulistanos mais antigos e, assim como qualquer outra região da cidade, tem seus problemas e mazelas. No entanto, apesar disso, é um dos mais aprazíveis locais de São Paulo com uma atmosfera única que reúne patrimônio histórico, cultura, serviços e moradia.
O bairro enfrenta dificuldades no combate ao descarte irregular de lixo, com enchentes, a alta criminalidade, a iluminação ruim, entre tantos outros problemas. Contudo uma obscura vereadora paulistana, que antes de tentar o cargo de vereança foi rejeitada pelos eleitores na candidatura ao senado está querendo propor um debate que pode destruir o bairro da Penha. O nome dela? Janaína Paschoal.

Uma reunião convocada por ela na Câmara Municipal de São Paulo, em 10 de março de 2025, tinha o tema “Discussão sobre Tombamentos no bairro da Penha” mas, na verdade, era para falar de algo um pouco diferente, o destombamento do patrimônio da região.
A vereadora alega que durante sua campanha ano passado, para o legislativo municipal, era parada nas ruas e avenidas do bairro por supostos eleitores que a imploraram para destombar a Penha, alegando que as medidas em defesa do patrimônio estavam atrapalhando a região. A alegação de Janaína Paschoal causa estranheza e parece ser inédita, pois geralmente as pessoas vão até os políticos para pedir saúde, educação e segurança.
Durante a reunião debateram o tema pessoas que são favoráveis e contrárias ao tombamento e, para a tristeza da obscura vereadora, a larga maioria se manifestou favoravelmente à defesa do patrimônio histórico do bairro, com exceção ao representante de um pequeno jornal de bairro e um empresário da região. Até mesmo o deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL), que fez parte da mesa à convite de Janaína Paschoal, foi contrário à proposta de mudança no tombamento da Penha levando ao debate, inclusive, uma ótima sugestão de uma de suas assessoras, sobre o estímulo ao turismo religioso penhense.
Entre os participantes da mesa também estava a subprefeita da Penha, Kátia Falcão, recém empossada no cargo e visivelmente despreparada para a função, pois chegou a dizer que o bairro é atrasado, comparando-o ao Tatuapé, como se o bairro vizinho fosse exemplo a seguir. A subprefeita, que está no cargo por indicação de outro obscuro vereador, João Jorge (MDB), esquece que cada bairro tem sua essência e suas peculiaridades. O cidadão penhense não quer e não precisa de um Tatuapé para chamar de seu.
MORADORES E ATIVISTAS SE MOVIMENTAM

Mas parece que o tiro de Janaína Paschoal saiu pela culatra. Afinal, se a ideia da osbscura vereadora era especular sobre negativamente sobre o patrimônio histórico da Penha, o resultado foi totalmente o oposto, levando a articulação de inúmeros moradores, ativistas, influenciadores e formadores de opinião do bairro contra a iniciativa.
Eles se uniram e criaram o movimento “Defensores do Patrimônio da Penha” que visa uma série de ações no bairro na luta pela preservação da memória do bairro e a defesa do patrimônio histórico. O grupo reúne diversas figuras importantes do bairro e movimentos como este São Paulo Antiga e Memorial Penha de França, Movimento Cultural Penha, Grupo Ururay, Penharama Turismo Experiência entre tantos outros.
Os Defensores do Patrimônio da Penha criaram um abaixo assinado contra a ideia absurda de destombamento. O grupo também preparou uma manifestação para o próximo dia 26 de abril, às 11h, no tradicional Largo do Rosário.
CLIQUE AQUI PARA ASSINAR O ABAIXO ASSINADO
O São Paulo Antiga convida a todos os seus leitores e seguidores a participarem conosco desta manifestação e que assinem o abaixo assinado. Só assim poderemos mostrar aos inimigos da cultura e aos vilões da especulação imobiliária que estamos unidos em defesa do bairro da Penha. Participem!!!

Respostas de 6
A FREGUESIA DA NOSSA SENHORA DA CONCEICAO DA PENHA DE FRANCA MERECE NOSSO RESPEITO NA A JANAINA PASCOAL E UMA TRAIDORA.
Estou acompanhando, já assinei o abaixo assinado.
O Sindegtur ( Sind. Dos Guias de turismo do Estado de SP)criou um grupo para defesa do patrimônio histórico e zeladoria na cidade.
Estaremos no Ato dia 26/4.
Todos sabemos que os interesses pessoais estão sempre ativos nesses processos de tombamento/destombamento, o que faz que haja dinheiro envolvido. No geral, a sociedade considerada essa vereadora emocionalmente desequilibrada.
Nascido, criado, adolescido, adultado, instruído, trabalhado, casado, envelhecido e amante deste bairro tradicional, digo NÃO à especulação imobiliária e digo FORA JANAÍNA e comparsas desastrosos e vampiros especuladores.
Essa sra perdeu grande chance de ficar calada Ridícula sua posição e postura!
️ VENHA PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA: Com tantas obras, bairro sem história!
Na próxima terça-feira (13/05), às 19h30, vamos realizar uma audiência pública para discutir os impactos dos processos de tombamento, como o caso do Quadrilátero Vilas do Sol, frente à verticalização desenfreada em Pinheiros e em outras regiões da cidade.
Auditório Prestes Maia – Câmara Municipal de SP (1º andar)
19h30
️ 13/05 – Terça feira
Se sua região também sofre com os problemas causados pela verticalização sem respeito ao planejamento e à memória, vem com a gente!
Bora!
Marina Bragante – Vereadora por São Paulo