Já não existem tantos imóveis centenários na Rua da Consolação. As constantes modificações viárias da rua e o desenvolvimento urbano da cidade, fizeram com que muitos dos antigos casarões da avenida viessem abaixo. O pouco que restou ainda sofre para se manter de pé, como este da foto a seguir.
Localizado no número 1039, este belíssimo casarão do início do século XX está abandonado há algumas décadas. À medida que o tempo passa o imóvel vai se deteriorando cada vez mais. Pichações contribuem para deixá-lo ainda mais degradado. Na construção é possivel presenciar inúmeros focos de infiltração e os preciosos detalhes do frontão, com figuras aladas decorando, começam a se desprender e irem ao chão.
Todo este tempo fechado auxiliaram a natureza a esconder o imóvel. As árvores sem qualquer poda cresceram tanto que é quase impossível fotografar o casarão por completo.
Por mais que tenhamos pesquisado, não foi possível identificar os proprietários deste imóvel, uma vez que os dados estão bastante desatualizados. Resta a esperança de que um dia venha a ser restaurado.
Abaixo, mais duas fotografias da casarão:
Respostas de 35
Lindo casarão.
Que linda casa. Acho muito triste deixar este imóveis abandonados até não restar outra saída a não ser demolir e contruir no lugar um desses prédios neoclássicos pavorosos.
esse casarão de estilo ecletico com traços renascentista e pontos arabes me parece, serem duas casas geminadas onde talvez seja do memso arquiteto a de esquina com a Visconde Ouro Preto ( funcionopu por alguns anos uma CEI da Prefeitura, hj tem um guarda ).
A outra casa da Marques de Paranagua, em frete a Puc e ao antigo Des Oiseaux, começou a ser restaurada por uma chamda Canara de Livro de Camões ( algo assim), depois a vi ser invadida, ficar de novo deteriorada e hoje, Maio de 2011, esta trancada … quem sabe de sequencia a restauro. Sou paulista fanatico por arquitetura e rodo muito a nossa cidade olhando-a. Quero chamar atenção a um dos ultimos palacetes da Perdizes, na Cardoso de Almeida com a Homem de Mello com o interior ainda original e por ai vai…
Bom Dia dorei seu comentario, gostaria de saber mais sobre casarão antigo amo de paixão coisas assim .=)
fqei curioso pra ver as fotos desse casarão da perdizes ,citado pelo nosso amigo franz ambrozio
Conheço de vista este casarão; há um vizinho a ele, do mesmo estilo, onde funciona (ou funcionava) uma escola.
Dveria ser proibido esse tipo de abandono! Se o dono nao tem condições de restaura-lo que passe para outro! Deveria ter uma lei que interditasse a demolição de casaroes antigos!
Concordo plenamente.
o casarão é esquina da homem de mello com cardoso de almeida.. é lindo, todo veneziano, há um estacionamento no local e o abandono, ja destruiram a fonte e o lago
casarão conheci em 1979 era muito bonito
Lembra-se de detalhe (s) artístico (s) significativo (s) no interior?
nas Perdizes, Rua Dr. Homem de Melo esquina com Franco da Rocha indo um czsarão art noveuax, sendo demolido desde sabado , 08/12/2012
O casarão é tombado e pertence ao INSS. A casa ao lado também pertence ao Instituto e nela funcionava a creche do Tribunal Regional do Trabalho. O Tribunal restaurou a casa da esquina na década de 1980 e nela funcionou a creche do órgão, até que, há aproximadamente 10 anos, o casarão vizinho (o da reportagem) ameaçou desabar, obrigando a creche a mudar-se imediatamente para outro endereço, vez que colocava em risco, também, a integridade do imóvel (poderia desabar sobre ele). Isto fez com que o casarão da creche também entrasse em deterioração, que só não está mais avançada, devido às obras realizadas anteriormente pelo TRT.
Excelentes informações Izilda, muito obrigado.
Vou verificar e tentar ampliar a pesquisa… Abraços!
Espero que tenha uma forma de ser salvo.
A coisa piorou, agora a resposabilidade seria da Prefeitura: https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/blitz-radio-estadao/casaroes-tombados-estao-abandonados/
O Casarão ao lado (muito semelhante, igualmente abandonado mas em melhor estado) foi ocupado recentemente como residencia artistica. Ainda há o papel de parede de quando foi creche. Ele é muito interessante por dentro também. Detalhe: aparentemente há uma interligação entre as duas casas (poderiam ter pertencido á mesma família)
o imóvel é tombado, assim como seus vizinhos: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/5f14e_03_T_Rua_da_Consolacao_1047_1059_1075.pdf
O mesmo ainda existe ou já demolido?
Esta casa, assim como a vizinha e a que há na esquina da Marquês de Paranaguá (n.º 122 desta) com a Visconde de Ouro Preto, são no mesmo estilo (florentino). Todas possuem a fachada com cores amarela, branca, além do uso de argamassa vermelha. Acredito que todas sejam projeto de Giuseppe Sacchetti, o mesmo autor dos projetos dos castelinhos da Brigadeiro Luiz Antônio e Rua Apa. Especulo que, conforme se mencionou a intercomunicação entre esta casa e a sua vizinha, a que mencionei (Marquês de Paranaguá com Visconde de Ouro Preto) e as possíveis demais outrora existentes fossem um conjunto único, infelizmente dilapidado há muito tempo. a da Marquês com a Visconde se encontra tão deploravelmente conservada como a 1059 da Consolação.
Esqueci de acrescentar: as figuras aladas, que são grifos, mostram um certo traço de ecletismo como elementos da estética persa antiga.
O INSS se apossa de tantos imóveis no Brasil e os deixa no mais absoluto descaso. A instituição em si parece nunca ter servido aos fins que diz destinar-se. São de inseguridade e antissociais.
Invadoda e agora com barracos de madeira ocupando a sua frente! A casa está racgada ao meio e deve desabar logo causando acidentes! Administração atual não fez nada em relação ao imóve fogo de ratos e insetos…vamos ver se o novo prefeiro se mexe!
http://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/blitz-radio-estadao/casaroes-tombados-estao-abandonados/
http://vejasp.abril.com.br/materia/invasao-mansao-consolacao-festas-ilegais
Deplorabilíssimo saber que esteja rachada, xará.
Caindo aos pedaços :/ :
https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/blitz-radio-estadao/casaroes-tombados-estao-abandonados/
Fui vizinho deste casarão de 1976 a 1988, brinquei muito ali dentro….kkkkkk
Pois é amigo, ela e a da esquina eram do INSS e passaram para a Prefeitura!
Agora estnão invadidas e completamente degradadas…
Gritaria, brigas, festas sem alvará e esgoto despejado diretamente na calçada da Consolação!
Além de entulho e lixo descartados toda hora:
https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/blitz-radio-estadao/casaroes-tombados-estao-abandonados/
Algumas pessoas acham que a casa era do Marques de Paranaguá mas na realidade a propriedade é do Sr. Mário Tavares. É comum ouvir “Casarão do Marques de Paranaguá”
A casa está na lista do INSS para leilão. O endereço antigo era travessa Augusta nº 8 descrito num documento que está no Arquivo histórico Municipal. O pedido de construção da casa foi enviado para a
Prefeitura em 1912 e foi neste mesmo ano que a Rua atual ganhou o nome de Marques de Paranaguá. O casario foi tombado em 1985.
Lamentável. Em qualquer país da Europa ele viraria patrimônio público ou histórico.
Que judiação… tanta história jogada às traças.
Eu morei do lado dele na década de 70 e 80, sempre foi assim, mas tem muitas histórias.
Eu morei mais de 20 anos ao lado deste casarão, e era muito triste ve-lo sendo invadido e depredado ao longo dos anos. Há 8 anos me mudei para o interior e ao ver esta foto agora fico imaginando que , infelizmente, daqui há 10anos serão só escombros.
Fátima, boa tarde.
Sou estudante de arquietura e estou propondo um projeto de restauração para a casa, que será posteriormente enviada a prefeitura.
Você aceitaria falar comigo sobre ela e sua experiência sendo sua vizinha?
Como por exemplo: seu uso anterior ou conservação..