Sobrado – Rua Júlio de Castilhos

No mesmo dia que estive pelas ruas do Belenzinho para fotografar a demolição da casa da rua São Leopoldo descobri essa casa da fotografia abaixo, meio que por acidente:

Quando digo “por acidente” eu falo sério. A casa fica em um lote antigo, mais ao fundo e fica praticamente escondida por seus dois vizinhos cujas construções, mais recentes, ocupam a totalidade de seus lotes. Já o sobrado, fica além disso isolado por uma ampla vegetação na sua entrada.

Originalmente existia ali um conjunto de sobrados geminados iguais a esse, no entanto apenas ele sobreviveu com a arquitetura original. Seus vizinhos, há muito tempo, foram desfigurados.

No caso deste sobrado até o desgaste o torna ainda mais belo. A parte do reboco da fachada que caiu (no lado esquerdo) parece até uma intervenção artística, feita por um arquiteto. Mas o que chama a atenção mesmo é imenso jardim, que se estende por toda a porção frontal do lote e deixando apenas um caminho estreito para passar.

Não sei se a vegetação cresceu de forma pensada pelo morador da casa ou por um desleixo inicial, mas o resultado ficou ótimo. A casa meio que se isola dos ruídos e poluição da via movimentada com essas plantas, de maneira a dar um ar não só charmoso, mas muito bucólico à residência.

Confesso a vocês que adorei a casa e que moraria ai tranquilamente, até consigo ouvir o chilrear dos pássaros no amanhecer e no entardecer. Muito, muito legal mesmo.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Facebook
Telegram
Threads

Respostas de 19

  1. E o 329? O Sobrado da esquina e mais rico em detalhes. O predio Azul parece me ser da Lorenzetti.
    Gostei da rua, chato as incorporacoes. Assim mesmo retem um certo caracter e acolhimento.

  2. O bairro do Belém se transformou em um verdadeiro caos! Em rápida contagem feita por esses dias, no entorno da estação do metrô, temos umas 8 empreendimentos sendo erguidos. Casas como essa, estão com os dias contados. Uma pena para quem brincava nas ruas e adorava a paz que esse bairro tinha.

  3. Saudades da casa da minha vó, situada na Rua Toledo de Barbosa, 480, foi engolido por um Condomínio de alto padrão. Era um sobrado do ano de 1900, com a inscrição do ano de construção no alto, seus janelões enormes e entrada pela lateral com escada de granito branco, portões de ferro todo trabalhado, uma obra de arte! Tenho fotos de criança na frente dessa casa.

  4. Amo essas suas matérias, a gente viaja ao tempo que o mundo era bem melhor habitado! Parabéns!

  5. Lembro muito bem desse sobrado morei próximo também na rua Júlio de castilhos hoje moro no litoral depois de 60 anos no Bairro do Belenzinho

  6. Boa noite, amigos! Em outro post escrevi e aqui reitero que um de meus hobbies é desenhar casas nos estilos habituais da belle-époque. Faço com nanquim sobre papel branco, às vezes colorindo portas, janelas, telhados etc.

  7. Esse sobrado está abandonado. De certo que a vegetação não foi proposital, e sim pelo descaso. Arrisco dizer que possa ser espólio em briga de inventário. Há 5 anos moro na região e passo todos os dias em frente. Não há qualquer tipo de movimentação no local, infelizmente. Sempre penso que se estivesse a venda eu o compraria.

    1. Não está abandonado não. Se for um bom observador verá muita vida, em especial nas plantas que estão sendo cuidadas com todo amor.

  8. Boa noite!! Sou fascinada por esses casarões antigos! são verdadeiras obras de arte!!! Adorei a matéria!!! Ah! Trabalhei vinte e poucos anos para um família no Belenzinho, inclusive era um casarão antigo tbm, fica na rua Cajurú em frente a FAME, vale apena conferir!!!!

  9. Tambem amei essa casa,passa uma paz…cresci numa casa em Indianopolis ,atual Moema,da uma tristeza,ver que todas as casas foram abaixo,as casas eram tao lindas,tinham jardins,muros baixos,todos se conheciam,agora virou um corredor imobiliario de predios…

  10. Amo seu trabalho
    Vou te enviar fotos dessas casas , pois sempre encontro elas por aí, onde ando
    Parabéns pelo trabalho

  11. Aqui na minha rua, em Guarulhos, aliás na mesma calçada da minha casa, tem um sobrado que se assemelha a esse aí da matéria: tem a entrada, a garagem e a construção do imóvel propriamente dito, começa depois de uns quinze metros e a vegetação é espessa até chegar lá, especialmente nas laterais.
    Não sendo o bairro muito antigo, acredito que a residência também não seja, mas é bem legal, misteriosa até.

  12. Minha avó morava em frente a essa casa, então acompanhei essa história.
    A Empresa Fame, nos anos 1970, ampliou suas instalações e comprou as casas geminadas para serem demolidas.
    Exceto uma, que sua dona recusou vender.
    Essa da foto.
    A Fame então demoliu as casas que comprou, e “emparedou” essa restante como forma de pressionar a dona a vender.
    Além disso, colocou uma prensa na parede próxima à casa, para provocar mais desconforto.
    Mesmo assim a venda não aconteceu, e a moradora continuou na casa.
    Não sei o final da história, mas aparentemente a casa foi abandonada.

  13. Que lindo sobrado, fico imaginando sua época de construção, tudo novinho, imagino um casal novo morando, tiveram seus filhos, netos…..quantas histórias viveram na casa…sempre penso isso quando vejo uma casa antiga e Especialmente se tiver abandonada.

  14. Apesar de viver em Santos-SP, meus compadres Ramon e Madalena moram nesta rua. Passei inúmeras vezes em frente. Linda casa, bela arquitetura !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações na sua caixa postal.

Junte-se a 2.399 outros assinantes
ouça a nossa playlist:
Substack - O Amigo da Cidade