Sobrado de uso misto – Rua Conselheiro Cotegipe

Penso que poucos tipos de imóveis são tão práticos e funcionais como os tradicionais sobrados de uso misto. Cada vez menos comum de se ver pela cidade (não se constrói mais e os que existem vão sendo demolidos), trata-se de um misto de residência com ponto comercial que é, além de tudo, bem rentável.

Localizado na rua Conselheiro Cotegipe, no bairro do Belenzinho, bem esquina com a praça Major Guilherme Rudge, que é onde está o Monumento a Celso Garcia, esse sobrado é um ótimo exemplo do quanto esse tipo de construção é prática.

Normalmente construía-se para que o proprietário morasse no piso superior e mantivesse seu estabelecimento comercial no térreo, facilitando e muito a vida do comerciante que não precisava se deslocar de automóvel ou transporte coletivo para ir trabalhar, bastava descer as escadarias. Posteriormente caso o dono do imóvel se aposentasse ou falecesse o ponto comercial poderia ser alugado para obter renda aos familiares.

Aliás essa região é ótima pois tudo é muito perto. A uma caminhada de distância, tem ao menos dois hospitais (um público e um privado), escolas, ETEC, parque público, metrô, centro comercial e até aquela praga urbana chamada Oxxo. Eu adoro essa região da zona leste paulistana e, ao redor desse sobrado, existem vários imóveis antigos catalogados para você conferir. Até palacete!

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Facebook
Telegram
Threads

Respostas de 3

  1. Este tipo de edificacao, alias, e muito pratico para artistas plasticos. Todos gostam de abundancia de espaco para “pintar o sete” , ou criar, enquanto mantendo residencia no mesmo local. Se pensarmos direito, e dai que saiu o conceito de loft, porem,. no caso Americano, foi o aproveitamente de chaos de fabrica ociosos no pos guerra. Ha uma estoria editada em Bloomberg ( moradias iconicas a volta do mundo ), que traca a Genesis do loft americano.

  2. Que bonito e estiloso este sobrado.

    Já era pensado naquela epoca otimizar o tempo, economizar transporte e melhorar a qualidade de vida.

    Seria o nosso home office de hoje.

    Tudo era planejado de forma prática até para os herdeiros.

    Posso estar errada no meu coceito e por favor me corrijam, mas me parece a ideia de empreendedorismo e sustentabilidade.

    Que estes sobrados permaneçam bem conservados e que os novos donos se inspirem em algumas destas ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações na sua caixa postal.

Junte-se a 2.401 outros assinantes
ouça a nossa playlist:
Substack - O Amigo da Cidade