Bairro que sempre tem suas casas apresentadas aqui nesta página, a Penha de França é uma região paulistana a qual aprecio muito e até hoje me faço presente por lá, algo que remete à minha infância e dura até hoje, beirando os cinquenta anos. Hoje apresento esta interessante construção antiga:
Localizada na rua General Sócrates essa construção antiga já ultrapassa um século de existência e é um dos muitos patrimônios arquitetônicos do bairro, mesmo não tem o tão merecido tombamento como patrimônio histórico municipal. De acordo com o que foi possível apurar essa residência é datada da década de 1920.
Gosto muito do seu estilo com janelões voltados para o lado da rua, além de gradil, portão e mureta baixos, típico de construções antigas. O charme visual da residência seria ainda maior se a prefeitura não tivesse feito o “favor” de cobrir parcialmente o calçamento de paralelepípedos da rua, a obra é tão mal executada que não temos nem uma rua de asfalto nem da referida pedra, mas um meio a meio horroroso e ruim de trafegar.
A residência foi construída no ponto mais alto deste amplo lote, que segue em declive à medida que você avança dentro do terreno. O curioso também é que do fundo da residência há uma bela vista em direção aos bairros de Maranhão e Tatuapé, além de outras regiões da cidade, isso se deve ao fato desta parte Penha de França ser localizada na famosa “colina da Penha” porção mais alta do bairro.
Nesta mesma rua tem outra casa, contemporânea a essa, muito interessante também.
Respostas de 9
Parabéns pela matéria… Morei até o início dos anos 70 na Rua Cirino de Abreu, travessa da Rua Guaiauna, bem próximo da General Sócrates e tenho doces lembranças desse tempo. A velha e boa Penha de França continua presente no meu coração…
Casarão bonito, pena que está um pouco deteriorado, deve está fechado sem uso.
É um baita casarão, que está bem abaixo do nível da rua!
Eu me lembro de há tempos atrás, eu e minha esposa tínhamos um convênio médico que nos atendia numa magnífica casa antiga, aliás um casarão como este, ali mesmo na Penha, parte alta.Tinha muitos e variados adornos, por dentro por fora.
Também tenho saudade do bairro da Penha antigo a qual eu não vou com tanta frequência, pois fico dividido entre Sampa e Rio de Janeiro. E se eu não me engano era na Rua General Sócrates a Academia de Judô Messias o qual frequentei por alguns meses se não me falha a memória no início dos anos 70. Tenho muita saudade dos 04 antigos cinemas.
O Bairro da Penha em São Paulo está bem judiada, não dão os devidos cuidados . Muita coisa antiga e maltratada. Infelizmente não preservam a sua estrutura e visual. A Penha um lugar muito bom , mas abandonado.
Prezado, sua matérias são sempre sensacionais. Amo as histórias que você conta da mesma maneira que Amo minha Cidade. E lendo sua matéria, você comentou que essa casa não foi objeto de tombamento. Mas curioso que sou, pesquisei no Portal Geosampa da Prefeitura de São Paulo (recomendo sempre a consulta!) e localizei sim que o imóvel foi Tombado justamente por fazer parte do Centro Histórico da Penha. Agora só falta o(a,os,as) proprietário(a,os,as) se interessar(em) em manter viva a história dessa linda casa centenária, não é mesmo?!
Cordial Abraço e siga contando lindas histórias de nossa cidade!
Douglas, seu trabalho é ímpar! Sou sorocabano e aqui temos muitas casas das décadas de 40, 50, 60 muito bem preservadas em sua total originalidade. Querendo, posso disponibilizar as fotos para que aa conheça. Sucesso nessa sua fantástica missão! Meu e-mail: salvador.stefanelli@gmail.com
Boa noite! Sou morador do bairro a 58 anos e não abro mão do nosso bairro charmoso! Aproveitei muito os cinemas,onde hoje adoro andar nas manhãs de domingo e relembrar coisas ,comércios, pessoas que não voltam mais!
Olá eu mudar-se no bairro da penha minha mãe foi morar na rua Senador Godoy é cento e cinquenta e quatro cento e cinquenta e dois cento e oitenta e seis com dois anos de idade e Alan hoje teria cento e quatro anos a casa dos meus avós Continua lá Quem sobe da rua caquitos pro cemitério da Penha é a 3ª casa à esquerda são 3 arco . Foi presidente do Clube Laís, É amigo da família passa cantando da família E da família galo. Tenho fotos da época te Interessa?