O Museu Asas de um Sonho irá reabrir as portas, agora em Itu (a 94 km de SP) no próximo dia 10 de agosto, com a exposição “Santos-Dumont – Pioneiros da Aviação”. Na ocasião, será possível conferir a exposição inédita com réplica do 14-Bis e do Demoiselle, além dos históricos aviões São Paulo, desenvolvido por Dimitri de Lavaud, e o Blériot XI, de Louis Blériot. Também serão expostos itens pessoais do inventor brasileiro, como óculos, luvas e gorro, livro, negativos fotográficos, relógio e o icônico chapéu Panamá. A mostra está sendo organizada em parceria com a Fundação Santos-Dumont.
No futuro, o espaço vai abrigar parte do acervo de mais de cem aeronaves, todas históricas, entre elas o Lockheed Constellation e o Supermarine Spitfire, da 2ª Guerra Mundial, bem como os Fokker F-27 e F-100, que fizeram parte da frota da TAM.
O novo museu é uma iniciativa do empresário Marcos Amaro, que é artista plástico, e administra o FAMA, também em Itu, e é filho do comandante Rolim, que fundou a TAM e o museu junto de seu irmão, João Amaro. Marcos Amaro é também empreendedor na aviação, fundador da Amaro Aviation, empresa de compartilhamento de aeronaves, gerenciamento de frotas e táxi-aéreo.
As aeronaves ficavam expostas no antigo Museu TAM, em São Carlos (SP). No entanto, o local está fechado há mais de dez anos. “Quero dar continuidade ao sonho de meu pai e meu tio, que montaram esse incrível acervo com muito esforço e ao longo de muitos anos”, comenta Marcos Amaro. O museu também contará com diversos objetos pessoais que pertenceram a Rolim e um espaço em homenagem a ele.
SERVIÇO:
Museu Asas de Um Sonho
Exposição: Santos-Dumont – Pioneiros da Aviação
Abertura dia 10 de agosto, a partir das 14h
Endereço:
Centro Cultural Fábrica São Pedro – Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu (SP).
Ingressos: a partir de R$ 10, com política de meia-entrada e gratuidades
Mais sobre o Centro Cultural – Fábrica São Pedro
O Centro Cultural Fábrica São Pedro é o espaço pertencente ao FAMA Museu, que oferece atividades culturais, museológicas e educativas temporárias aos visitantes a fim de ampliar a diversidade artística e fornecer novos conteúdos para que a arte seja cada vez mais difundida. Marcos Amaro, criador do FAMA Museu e curador, constantemente busca artistas para ocupar o espaço com suas expressões artísticas. Há a disponibilidade da área São Pedro Village para novas exposições e colaborações, podendo ser feita por meio dos canais oficiais.
Uma resposta
Parabens ao Amaro pois está zelando pelo nome da familia do comandante Rolim.
Tudo que se fizer pela origem dos aparelhos de Santos Dumont, sera
pouco pelo o que ele fez para a aviação.
Infelizmento as escolas brasileiras pouco falam sobre esse genio que deu
um impulso a aeronautica, estudando essa materia e executando seus projetos.
Viva nosso querido Santos Dumont.
Ari Fiadi