Sobrado antigo – Rua Siqueira Bueno

Nunca escondi para ninguém que nutro um carinho mais que especial pelo bairro paulistano do Belenzinho. Também, motivos não faltam: meus pais nasceram aqui, se conheceram aqui, eu nasci aqui e, finalmente, trabalho aqui pela segunda vez na minha vida. Então essa região eu conheço como a palma de minha mão.

E se o bairro está igualmente se transformando como os outros, também mantém ainda muitos dos imóveis que conheci lá na infância e, felizmente, sobrevivem contra tudo e contra todos. Um dos meus favoritos desde sempre é este que apresento a vocês.

clique para ampliar

Localizado na rua Siqueira Bueno bem na esquina com a rua Júlio de Castilhos, esse sobrado das primeiras décadas do século 20 é de uma beleza rara. Apesar de não estar em sua plenitude, vítima do vandalismo que acomete a cidade, o estado geral do sobrado é bastante satisfatório apresentando preservada todas as suas características originais.

Gosto muito do adorno no frontispício, dos detalhes das venezianas do andar superior e das demais janelas, da sacada na esquina (que é vazada com cobogós) e das plantas que estão ao redor da porta de entrada. Aliás, nesta porta, tem uma plaqueta daquelas escritas “GN” com o perfil de um cão pastor, e que significa “Guarda Noturno”.

Os únicos pontos que não me agradam são o telhado atual e o puxadinho do lado direito, que destoam sensivelmente do padrão da residência, porém em uma casa que possivelmente tem mais de um século de existência é esperado encontrar adaptações que permitam um uso mais adequado aos novos tempos.

Por fim, de curiosidade, destaco que a casa está em um quarteirão onde fica praticamente rodeada pela FAME (Fábrica de Aparelhos e Material Elétrico Ltda) uma das mais antigas e tradicionais não só do Belenzinho mas de toda a zona leste paulistana. Veja mais fotos da residência abaixo:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Respostas de 5

  1. Parabéns pelas fotos excelentes arquiteturas, que deveriam ser restauradas e preservadas pois, fazem parte da nossa história Paulistana
    .

  2. Eu trabalho na região da Mooca e Belém e acho o máximo observar as construções antigas por lá. E aqui posso saber as histórias de algumas casas fotografadas das quais já observei. Muito interessante seus posts.
    Curto demais!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *