Conjunto – Rua Silva Pinto 78 a 86

Muitas pessoas pensam que a preservação se entende apenas por manter de pé edificações antigas, afastando assim o risco de uma demolição. Contudo não basta para a preservação somente manter a construção, é preciso pensar em suas condições gerais incluindo nisso restaurações ou reforma regulares.

clique na foto para ampliar

Vamos tomar como exemplo esse bonito conjunto centenário da rua Silva Pinto esquina com rua professor Cesare Lombroso, no bairro do Bom Retiro. Trata-se de dois imóveis geminados que compartilham a bela arquitetura entre si, tendo os andares superiores suas respectivas entradas em cada extremidade.

O imóvel resiste razoavelmente preservado, com alterações pontuais e a sempre costumeira falta de bom senso entre vizinhos para manter ambas as fachadas da mesma cor. Aqui no Brasil não tem lei para isso mas em outros países como Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo, existem e são cruciais para manter a padronização, que visualmente é muito mais interessante. Estas imóveis em questão aqui tem num espaço pequeno as cores branca, bege, roxa, rosa e cinza e preto. Um horror.

clique na foto para ampliar

Outra coisa horrível neste conjunto foi a construção de um andar novo em algum momento de sua existência. Poderiam ter feito algo que harmonizasse com o restante da edificação, entretanto preferiram algo grosseiro, possivelmente executado sem arquiteto (talvez até sem engenheiro) e até hoje sequer o acabamento de massa corrida foi feito. Desvaloriza a vista urbana e com total certeza desvaloriza a propriedade também.

Ao menos os detalhes originais estão todos preservados, como a escultura que é possível observar na foto acima, bem como a figura mitológica de Mercúrio (Hermes para a mitologia dos gregos) que é muito utilizado em estabelecimentos comerciais e referências ao comércio.

Na fachada vemos a face Mercúrio, protetor do comércio na mitologia romana (clique para ampliar)

Não sou contrário a ampliação feita com a construção do andar extra, afinal tem prédio tombando no pátio do Colégio que fez a mesma coisa. Contudo por lá observaram uma continuidade arquitetônica que mesmo não sendo idêntica não ficou agressiva visualmente. Aqui poderia ter sido feito o mesmo.

Espero que um dia possa ver esse conjunto com uma cor unificada e com todas as lojas funcionando, dando lucro e gerando empregos. Não é mesmo?

Veja mais fotos abaixo (clique para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Museu da TAM tem suas atividades encerradas

Fundado em 2010, museu localizado na cidade paulista de São Carlos tem custo mensal de R$300.000,00. Entidade mantenedora vinha tentando transferir o museu pra capital paulista, mas enfrenta a oposição da prefeitura paulistana.

Leia mais »

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *