Casa Demolida – Rua Sebastião de Andrade, 289

Na rua Sebastião de Andrade, na Vila Matilde, encontramos esta simpática residência cuja construção nos remete a primeira metade do século 20.  São construções planejadas para uma época em que o carro não era uma prioridade na vida das pessoas, e as residências não contemplavam garagens. Mesmo o terreno sendo grande não era comum encontrar um local para os carros.

clique na foto para ampliar

O bairro de Vila Matilde, que surgiu nos anos 1920, é com certeza uma das regiões mais agradáveis da zona leste de São Paulo. Um bairro que ainda não foi atingido em cheio pela avalanche da construção civil e por isso ainda nos revela gratas surpresas em suas ruas sinuosas, como este belíssimo imóvel.

A região que deu origem ao bairro (e a outros vizinhos) eram terras de Dona Escolástica Melchert da Fonseca, cujos domínios se iniciavam na Penha (região da atual rua Guaiaúna) até a região onde hoje temos o Parque do Carmo. Com o loteamento, o nome do bairro foi uma homenagem a sua filha, Matilde. Consta que o terreno onde hoje encontra-se a antiga estação ferroviária da Vila Matilde foi uma doação de Dona Escolástica.

clique na foto para ampliar

O bairro começou de maneira muito precária e logo começou a desenvolver-se. Uma das primeiras instituições a chegar na região, foi o Colégio São José de Vila Matilde, em 1931, escola onde estudou o autor deste blog e que até hoje é uma das mais importantes instituições da região.

Se estiver passando ou mora na zona leste, não deixe de conhecer a Vila Matilde, um dos bairros mais simpáticos de São Paulo. E ao visitar, não deixe de conhecer a Igreja do Belo Ramo e sua curiosa arquitetura.

Veja outras fotos deste imóvel (clique na miniatura para ampliar):

Atualização 18/11/2023:

Muita gente me pergunta como está a casa hoje em dia. Infelizmente a notícia que tenho não é boa, pois ela foi demolida meses depois da minha visita, que foi quando eu tirei essas fotografia e publiquei o texto. Em seu lugar foi construído o imóvel comercial que você confere na imagem abaixo, uma pena.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Respostas de 14

  1. Passo quase todo dia em frente à essa casa, é realmente muito bonita apesar de mal cuidada, havia uma grande árvore que foi retirada pela prefeitura, por isso nas fotos a calçada aparece quebrada e há uma fita de sinalização. No dia em que começaram a cortar a árvore vi uma senhora bastante idosa acompanhando os trabalhos da varanda. Acho a Sebastião de Andrade uma rua meio complicada, ele tem trânsito demais por causa do fluxo de carros que vêm e vão para a Avenida Aricanduva, acaba desvalorizando demais o entorno.

  2. È uma das poucas casas antigas e ainda em pé… Lembro que quando comprei a minha, na mesma rua, tinha o mesmo estilo…Bons tempos da época sem tantos carrod!!!

  3. Olá pessoal!!!

    Nasci no bairro da Vila Salete. Passei (e moro ainda)a maior parte da minha vida no bairro da Vila Santana e estudei o colegial na escola Dom João (na Vila Matilde).
    Sempre gostei muito dessas regiões e não trocaria de bairro nem a pau!!!

    També tenho uma duvida:
    Alguem aí sabe o q é aquela mansão que fica na rua do Senac?? Ali já é penha mas é bem próximo da vila matilde.

    abraços

    1. Respondendo ao victor…

      Akela mansão na rua do senac está a venda….o problema eh achar alguem que queira comprar por quase 2 milhoes de reais para morar pois é uma exgencia dos antigos donos apenas vender para quem for morar….diversas empresas de construção civil j´pa tentaram comprar para fazer ali condominio de predio porém sem sucesso….ainda bem!

  4. Sou nascido e criado em Vila Matilde, o problema desse bairro é que se deu lugar a favelas junto a Av. Aricanduva e muitos prédios construídos e com isso uma extrema violência e muitas especulações imobiliárias.
    Lamentável

  5. Nasci na Vila Matilde e morei em uma das primeiras casas da minha rua, hoje o imóvel não existe mais os proprietários demoliram e construiram dois desses sobrados novos,hoje moro em uma residência em frente mas sempre recordo com saudades desse tempo, aqui na Vila Matilde não há uma preocupação muito grande dos moradores em preservar a historia arquitetonica do bairro

  6. Essa rua foi uma das primeiras a receber asfalto nessa região no inicio dos anos 60. Eu morava um pouco distante daí, na Vila Nova Manchester, mas ia com alguns amigos a essa rua aproveitar a forte descida para brincar com carrinhos de rolimã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *