Quando se fala em “vilas antigas” em São Paulo a primeira coisa que vem a nossa cabeça são as famosas como Vila Maria Zélia, Vila Economizadora ou a Vila dos Ingleses. No entanto em São Paulo existem dezenas (ou seriam centenas?) de outras vilas antigas escondidas e não tão famosas.
Passando outro dia pela Vila Bertioga, na zona leste paulistana, observei essa casa antiga que estava recém pintada com essa cor um tanto quanto chamativa. Olhando a fachada com um pouco mais de atenção para ver seus detalhes, notei a inscrição sobre a varanda onde é possível ler “Vila Irene“.
Observando-a com mais calma foi possível notar que trata-se de uma pequena vila (pequena mesmo), possivelmente construída pelo morador original da casa principal para ter uma fonte de renda. Uma das casas foi construída sobre a principal, inclusive sendo acessada pelo mesmo portão, enquanto as demais casas da vila são acessadas pelo portão de garagem à direita do imóvel. São poucas casas mas mesmo assim podemos tranquilamente chamá-la de vila.
Observando a imagem aérea do Google Maps é possível notar uma grande área verde que se estende do fundo da Vila Irene até a rua de trás, chamada Piraçununga, no entanto não é possível determinar que trata-se de um só terreno, podendo ser outro lote independente.
Na casa principal, que aparentemente é da década de 1940 ou 1950, nota-se apenas a modificação de uma das janelas, que parece ser de um quarto. O restante preserva o padrão original. Veja mais fotos abaixo: