Sobrado da rua Santa Lúcia

Pensa num bairro difícil para catalogar casas antigas! Pensou? Bem se você não imaginou Tatuapé precisa dar uma visita por lá. A região está sempre em constantes mudanças e não é raro um dia você passar numa rua, ver uma casa e marcar para voltar para fotografar mais adiante, voltar um mês depois e não ter nada mais para contar história muitas vezes em um quarteirão inteiro.

Mesmo assim com muita paciência e garimpo a gente consegue encontrar ainda algumas belas construções, como esta a seguir:

clique na foto para ampliar

Localizada no número 167 da rua Santa Lúcia, na região do Tatuapé que também é conhecida como Cidade Mãe do Céu, área mais próxima da avenida Salim Farah Maluf, o sobrado é uma construção graciosa que me parece ter sido construída na década de 1960 (ou ao menos ter sido reformada nesta época).

Destaco na casa o bom gosto da fachada toda feita com um cuidadoso trabalho de pastilhas de cerâmica, que dá ao imóvel uma personalidade bela e única. O gradil do vitrô da sala também é de muito bom gosto e leva segurança sem perder estilo. Para completar chamo a atenção para o sempre charmoso piso de caquinhos vermelhos no quintal.

No local funciona um escritório de advocacia, o qual eu parabenizo por manter o imóvel assim tão bem cuidado.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Gesso Mossoró

Conheça a curiosa história da Gesso Mossoró, uma antiga fábrica de Guarulhos recém demolida e que agora virou pó.

Leia mais »

Garage Minerva

Neste breve capítulo da memória comercial das Perdizes, a história da Garage Minerva na Rua Turiassú

Leia mais »

Respostas de 3

  1. Minha nossa, que sobrado lindo, Douglas. Parabéns pelo achado e pelo olhar sempre sensível.

  2. Bom dia amigos. Embora eu aprecie mais as construções em estilos antigos, o desta casa ainda me agrada. Sou mais inclinado a especular que possa ser de meados dos anos 50. Pelo menos se assemelha com algumas mostradas nas primeiras revistas Casa e Jardim daquela época, que refletiam as então modernas tendências herdadas de alguns lugares dos Estados Unidos e da Europa.

  3. moro em uma rua próxima e posso contar alguns detalhes que sei. esse pedaço foi um dia um lote de um proprietário só, que mais tarde construiu as casas e vendeu. a maioria das antigas são datadas dos anos 40, então acredito que essa tenha sido construída nos anos 60 depois de demolir a “original”. a rua já foi bem tranquila de se morar, mas isso mudou depois da construção do shopping que deixou região a perigosa.
    atualmente temos duas construtoras interessadas no quarteirão e possivelmente vão demolir essa casa, principalmente porque a maioria dos moradores querem se mudar o mais rápido possível por medo de invasões e roubos frequentes. mesmo com muitas construções antigas no tatuapé não houve um processo de tombamento, o que, infelizmente, facilita ainda mais a demolição.

    uma casa antiga que tem altas chances de ser demolida nas proximidades e que me dói o coração é da número 5 da rua ipojuca. acho que vale a pena tentar registrar antes de virar mais um prédio genérico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *