Mural antigo representa província japonesa de Okinawa

Passear pelas ruas da cidade é sempre um ambiente propício para descobertas. E desta vez andando pela agradabilíssima cidade de São Caetano do Sul, na grande São Paulo, descobri muitas casas antigas bonitas e preservadas que irão aparecer aqui no site dentro em breve. Porém, hoje vou mostrar um achado que para mim foi muito interessante encontrar.

Olhando o imóvel da fotografia abaixo caminhando pela calçada oposta eu não me interessei muito pela construção que é, convenhamos, bem modesta e sem nenhum atrativo em especial. Acredito que você, leitor, também não iria dar muita bola.

clique na foto para ampliar

Contudo ao olhar com mais atenção para o muro do lado esquerdo, que faz a divisa com a residência vizinha, observei que existe algo que parecia ser uma espécie de desenho ou ilustração. Resolvi atravessar a rua e olhando mais atentamente me deparei com essa preciosidade abaixo:

clique na foto para ampliar

Não se trata de uma pintura mas de um belíssimo painel feito com pequenas pastilhas que remete a um bucólico cenário do Japão com uma ponte, barcos, um construção que lembra um castelo e mais ao fundo o imponente Monte Fuji, uma das mais famosas maravilhas naturais daquele país.

Eu não consegui identificar se este cenário da ponte é um local real ou uma licença poética do autor do painel, contudo isso realmente não importa. O que se faz urgentemente necessário é que esta obra artística de São Caetano do Sul seja devidamente catalogada e preservada. Em algum momento foi instalado um novo relógio de luz mais acima do que o anterior e com isso o nome do artista ficou parcialmente bloqueado, contudo com a ajuda de leitores conseguimos identificar o artista, trata-se de Iwao Nakajima.

O espaço onde se encontra o painel é a sede da Associação Okinawa de São Caetano e fica localizado na alameda Conde de Porto Alegre, bairro Santa Maria. E por lá é oferecido uma grande variedade de aulas de artes marciais. Existem diversas outras associações de Okinawa inclusive pela capital paulista, em bairros como Vila Alpina, Liberdade, Ipiranga e Vila Carrão.

piso da entrada é dos famosos caquinhos de cerâmica vermelha (clique para ampliar)

A título de curiosidade na mesma São Caetano do Sul existe um outro painel, este de azulejos, que retrata a figura do policial rodoviário. Você pode conferir esta outra interessante obra artística clicando aqui.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Monumento ao Cafeeiro

Inaugurado em 1955, Monumento ao Cafeeiro é pouco conhecido dos paulistanos. Saiba mais sobre este símbolo que homenageia a riqueza e tradição agrícola dos paulistas.

Leia mais »

Respostas de 4

  1. Bem legal! Na associação não souberam dar informações sobre a obra? Na Zona Norte da capital também tem várias associações de Okinawa. Uma delas, com grande espaço físico, fica na Casa Verde, no Peruche, na rua Ana Ribeiro.

  2. Por volta de 1989 eu fazia aulas de japonês nesse lugar! Eu era criança, então não tenho ideia de quem é o autor do mural, mas lembro de brincar de elefantinho colorido e procurar as cores nele.

  3. Essa obra tinha assinatura de Iwao Nakajima.
    Antigamente neste local funcionava uma escola de língua japonesa.
    Belíssima arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *