Localizada no bairro do Cambuci, a rua Diogo Vaz me chamou atenção pela grande quantidade de casas antigas resistindo até hoje por lá, relativamente ilesa da especulação imobiliária. Já publiquei várias aqui e devo publicar outras mais, como essa aqui de hoje:
Localizada no número 309-311 da rua Diogo Vaz essa residência bem interessante e preservada me agrada bastante. A impressão que tenho é que a casa à esquerda (vermelha) era similar a ela, mas infelizmente foi desfigurada com o passar das décadas.
Ela foi construída em uma posição elevada em relação ao nível da rua, possivelmente pelo fato de seu porão ser o que costumamos chamar de “porão habitável”. Nota-se que a casa tem dois portões de entrada, um que leva a residência em si e outro que leva a parte inferior da residência.
O porão é de uma altura padrão de cômodo o que me leva a imaginar que originalmente deveria ser alguma oficina ou escritório. Muito interessante esse uso do espaço.
Respostas de 2
AMO ESSAS CASINHAS OU CASARÕES ME ENCANTAM
Douglas, é possível se fazer um tombamento da cidade como um todo a fim de frear a especulação imobiliária, deixando livre apenas regiões decadentes? O que estamos assistindo agora é um crime, regiões onde antes o zoneamento não permitia a construção de prédio estão brotando enormes torres de condomínios, algo de urgente precisa ser feito!