Edifício Horminda

O bairro do Brás desenvolveu-se rapidamente no início do século 20 devido a grande concentração de operários e suas famílias que por ali residiam, já que a região juntamente com a Mooca, Pari e o Belenzinho concentravam a grande força fabril da cidade. Isso fez com o Brás se transformasse já nas primeiras décadas do século 20 em uma região bem adensada, inicialmente de casas e vilas.

Numa segunda leva, à medida que as pessoas tinham economias e essas lhe permitiam investir em alguma coisa, muitas apostavam em construção de casas para servir de rendas para suas famílias. Foi assim que mais vilas, sobrados geminados e até pequenos prédios surgiram pelo Brás. Muitos deles seguem até pelo bairro, parte deles ainda nas mãos da mesma família que o construiu.

Construído em 1953 o prédio da fotografia acima é um exemplo desses edifícios que eram construídos para servir de renda a seus proprietários. Localizado no número 86 da rua Silva Teles o Edifício Horminda tem 12 unidades residenciais constituídas em 4 unidas por piso, sendo duas de frente para a rua e duas para os fundos. Além dos apartamentos existem duas portas comerciais nos números 78 e 82.

A construção em si apesar de pequena é visivelmente um empreendimento sólido e bem acabado que vem resistindo muito bem ao passar dos anos, mesmo sem passar por grandes reformas ou intervenções. A estrutura está completamente original e relativamente bem cuidada, onde destaco o belo desenho das grades das sacadas.

clique para ampliar

Janelas e esquadrias são todas elas as originais em madeira e estão em ótimo estado, felizmente não foram trocadas por aquelas famigeradas feitas em alumínio. Ao que indica as unidades tem um quarto por unidade. Outra coisa que notamos foi que na entrada do edifício, sobre a porta está o nome “Horminda” que batiza a construção.

É bem provável que essa mulher que dá nome tenha sido algum parente do construtor do prédio, geralmente são colocados os nomes da mãe, esposa ou filha do construtor. Há vários exemplos por todo o Brás e, claro, em vários outros bairros de São Paulo.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *