Casas da Rua Padre Benedito Camargo

Quem me acompanha aqui por mais tempo sabe do meu carinho pelo bairro de Penha de França, na zona leste de São Paulo, região repleta de construções antigas interessantes e que tem moradores que estão no bairro a gerações, dando um ar de cidade do interior para a região.

E quando falamos de casas, na Penha tem de tudo. De casarões a casinhas encontramos um grande e variado número de construções diferenciadas, uma delas este simpático conjunto a seguir.

Localizadas nos números 301 e 303 da rua padre Benedito Camargo trata-se dois sobrados geminados construídos da década de 1950 em diante. A impressão que tenho é que foram construídas por algum empreendedor do bairro pois não tem nada similar no entorno.

As duas casas estão muito bem cuidadas e estão praticamente originais, com uma única alteração na casa do lado esquerdo que substituiu a janela original, basculante, por outra em alumínio. As grades são todas originais e o piso é de caquinhos vermelhos.

Veja mais fotos das residências (clique para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Vem ai a 1ª Jornada do Patrimônio

Secretaria Municipal de Cultura e o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) promovem a primeira Jornada do Patrimônio, nos dias 12 e 13 de dezembro. Saiba como você pode participar.

Leia mais »

Respostas de 2

  1. Caríssimo Douglas, recebi esta matéria de um familiar e meu coração se encheu de alegria e gratidão por esta, digamos, homenagem.
    A casa de número 303 foi adquirida por meu pai em 1994 para estabelecer seu escritório de advocacia (até então), e desde lá, permanece minimamente alterada (a perceber pela fachada).
    A escada, corredor superior e cozinha ainda possuem seu granilite original. Os azulejos, a pia e o exaustor da cozinha são originais. O armário do corredor do piso superior ainda tem as mesmas portas. Alguns recintos ainda possuem os adornos de gesso no teto.
    Pensamos muitas vezes em reformar a fachada e alguns pontos internos, mas são trabalhos como o seu que nos ajudam a manter esta história cravada em cada pedacinho desta casa.
    Grande abraço e parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *