Casa demolida – Rua Betari

Quem acompanha o São Paulo Antiga há mais tempo sabe de nossa atenção especial pelo bairro da Penha, região da zona leste da capital onde eu convivi desde a tenra idade seja com meus pais ou ainda passeando, estudando, namorando e até frequentando cinemas como o saudoso Júpiter.

A Penha até hoje é bem servida de casas antigas em ótimo estado de preservação e é um bairro bem fechado – até o momento – para a especulação imobiliária. Contudo vez por outro temos notícias tristes para dar, como desta vez o caso da demolição desta casa encantadora que até vir abaixo estava absolutamente impecável:

clique para ampliar

Construída na primeira metade do século 20 esta charmosa residência localizada no número 546 da rua Betari estava à venda desde 2021 e foi vendida no começo deste ano, sendo demolida pouco tempo depois para dar lugar a mais um desses controversos micro apartamentos que estão aparecendo em vários cantos da cidade, em especial na zona leste da capital.

A obra segue em andamento (agosto/2023) e já dá pra notar que onde tinha uma casa serão colocadas à venda vários apartamentos. A obra ainda não está concluída por enquanto está assim:

clique para ampliar

Lamentável a demolição da casa e mais lamentável ainda saber que há quem vá comprar esses micro apartamentos horríveis com zero qualidade de vida.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Respostas de 7

  1. E a casa ao lado, que nada tem a ver com a coisa, vai ficar sem a luminosidade natural na sua fachada lateral de tijolos aparentes (linda por sinal), e de lambuja vai ficar com um corredor escuro, frio, húmido. Que tristeza desse vizinho, e ainda desvalorizando sua propriedade.
    Não existem limites para a ganância. A legislação a favor disso. Que sociedade doente. RIP!

  2. A cidade quase toda deveria ser tombada a fim de frear a especulação imobiliária, e permitir a construção apenas em áreas decadentes ou onde houver disponibilidade de terrenos.

    1. Enquanto isso as casas antigas ficarão sendo alvo de criminosos sendo depenadas ou invadidas?
      A família abrirá mão da herança para manter o imóvel para apreciação??

    2. Ganância pura, preferem empurrar as pessoas de fora da Zona Oeste onde tudo acontece pra deixar imóveis vazios valorizando, isso é igualmente problemático.

      Enquanto isso pessoas pobres são empurradas pros cantos da cidade sem necessidade morando longe dos empregos e tendo 0 qualidade de vida, o que aumenta novamente a criminalidade e novas favelas.

  3. Sábado, dia 27/07/2024, passei a pé com meu filho em frente ao imóvel, quando nos dirigíamos ao shopping. Fizeram apenas dois sobrados geminados e ambos estão com faixas de ‘vende-se’ – pelo que deu a entender, foram construídos sem terem sidos previamente vendidos.
    Não sei o valor mas tenho minhas dúvidas se conseguirão negociar facilmente ‘casas de rua’ em valores altos sem que elas tenham a ‘segurança’ de um prédio/condomínio.
    A casa antiga era maravilhosa! Daquelas que, por décadas, qualquer pessoa que a visse moraria facilmente nela. Eu, talvez, apenas removeria as ardósias da fachada, substituindo por massa, como deveria ser originalmente.
    É uma pena que a insegurança anda tão absurda que os moradores tenham que abrir mão da liberdade de viver em uma casa para morar em prisões que se tornaram os condomínios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *