Antiga residência térrea localizada no número 113 da rua João Boemer, no bairro do Belenzinho. A velha casa típica da primeira metade do século XX está bastante deteriorada, mas apresenta-se em sua fachada original da época, com janelas e portas altas e porões para a rua.
Este trecho da rua está bastanta deteriorado e são encontradas diversas casas em péssimo estado de conservação umas abandonadas, outras ocupadas regularmente e algumas invadidas.
João Boemer (ou João Bohemer), que dá nome a rua, foi um imigrante alemão que viveu na região e que em meados do século XIX produziu a primeira cerveja feita na cidade de São Paulo, a Cerveja da Penha. No início a bebida era apreciada apenas pelos moradores do bairro que dava nome à cerveja, mas com o tempo passou a ser também vendida no centro de São Paulo, pelo alemão Henrique Schomburg no antigo bar “O Corvo”.
Veja mais fotos desta casa (clique para ampliar):
Respostas de 10
Casa simpática. O imóvel ao lado com pastilhas coloridas também parece um construção antiga.
Muito interessante! Só esta faltando o nome do antigo proprietário desta residencia.
É importante complementar, que o terreno onde foi construída a igreja de São João esquina com a Av.Celso Garcia foi uma doação do João Boemer
Legal essa história. João Boemer era irmão do pai (Pedro Boemer) de minha avó (Elisa Boemer)
O Pedro Boemer foi um dos fundadores, junto com a família Schunk, do bairro de Santo Amaro.
João Bohemer era irmão de minha bisavó Paulina Bohemer, casada com Jacó Wagner que também tinha cervejaria em Piracicaba.
gostaria muito de saber a historia da rua joao boemer
O João Boemer era meu bisavô, pai do meu avô João Augusto Boemer
Elisa Boemer foi minha trisavó, que ficou viuva do meu trisavô, Ugo Bertoni
. caiu e até 2023 nada foi construído no lugar: https://encurtador.com.br/asKMP