Hoje uma avenida tomada em boa parte por edifícios, a Avenida Brigadeiro Luís Antônio já teve no passado por toda sua extensão, especialmente nas proximidades da Avenida Paulista, alguns palacetes e casarões. A maioria deles já não existem mais, restando alguns poucos aqui e ali e hoje vamos resgatar brevemente a história de um deles.
Construído nos primeiros anos da década de 1910 o palacete da fotografia acima (imagem de 1915) foi residência de Bento de Abreu Sampaio Vidal. O imóvel ficava no antigo número 310 da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, sendo que posteriormente a numeração foi alterada para 1910.
A luxuosa residência ficava num amplo lote elevado e era uma das casas mais elegantes desta importante avenida paulistana. Não encontramos registros de quando o imóvel foi demolido, mas de acordo com um morador antigo da região o imóvel ficou vazio alguns anos até posteriormente vir abaixo. Em seu terreno foi construído o conjunto de edifícios abaixo.
QUEM FOI BENTO DE ABREU SAMPAIO VIDAL ?
Empresário e político paulista, Sampaio Vidal – como era mais conhecido – teve forte liderança política na região de Araraquara, pela administração da Fazenda São Joaquim e também por dirigir o Banco União de São Carlos. Na esteira de sua carreira é conhecido por ser o fundador da cidade paulista de Marília, cujo nome ele escolheu inspirado na “Marília de Dirceu” de Tomás Antônio Gonzaga. Antes da escolha pelo nome Marília, foram cogitados os nomes de Marathona e Macau, entre outros.
Respostas de 4
De acordo com o Dicionário de Ruas da Prefeitura de São Paulo, a Rua Bento de Abreu, na Lapa, tem seu nome em Homenagem a Bento de Abreu Sampaio Vidal.
Sem contar a Praça Sampaio Vidal na Vila Formosa, típico caso de figura histórica com dupla homenagem, caso de José Bonifácio com a Rua José Bonifácio e a Praça do Patriarca, e do Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho com as Avenidas Doutor Arnaldo e Vieira de Carvalho.
Quanto à demolição do casarão da matéria, acredito que tenha sido uma das “vítimas” das demolições que ocorreram a toque de caixa de diversos imóveis na cidade, antes da entrou em vigor em Lei nº 7.805, de 01 novembro de 1972. Durante as discussões dessa lei, houve uma onda de demolições e início de construções pela cidade, para poder construir sem as restrições que vieram com essa lei.
Boa reportagem.