A rua Floriano Peixoto, na Sé, é tão pequena que pouca gente percebe a existência dela. E é por passar despercebida em pleno coração da cidade de São Paulo que esta rua localizada ao lado do Pateo do Colégio é sempre pouco usada por pedestres e automóveis e costuma ser ocupada por mendigos e moradores de rua.
E nesta rua temos dois prédios completamente abandonados e fechados com parede de blocos fechando suas entradas. Um destes edifícios é este que apresentamos aqui.
É uma construção de sete andares com uma sala por andar. Segundo pessoas que passam pelo local diariamente a construção está abandonada há alguns anos e está emparedada na entrada para não ser ocupado clandestinamente.
Confira outra fotografia deste imóvel (clique para ampliar):
Sabe mais informações sobre este edifício ? Caso sim, não deixe de nos informar e contribua para ampliar a memória urbanística da cidade de São Paulo.
Confira o local através do mapa:
Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior
Respostas de 6
Com certeza um belo imóvel que poderia ser ocupado por salas comerciais.
Com certeza dois edifícios que poderiam ser demolidos para a construção de um único, novo e mais funcional, sem chocar em nada a estética do Centro Velho. Vejam o caso de Berlim Oriental e quantas soluções… Preservar inutilidades e edifícios obsoletos não é a solução – saudosismo caro e burro. A arquitetura também evolui.
Alguém sabe dizer em que década devem ter sido construídos esses dois edifícios?
Talvez entre as décadas de 1960-1970.
Os dois prédios pertencem a Caixa, e estão emparedados após retomada judicial depois de invasão dos “sem teto” ocorrida a alguns anos.
No prédio da esquerda funcionou a APCESP, Associação de Pessoal da Caixa.O prédio da direita é anexo do prédio principal da Caixa da Pça da Sé.
O banco vendeu os prédios. Parece que passam por reforma interna.