Encontramos essa residência graciosa na Rua Jataizinho, em Vila Santana, que fica no bairro de Itaquera.
Apesar de ter uma arquitetura bastante simples, algo típico nos bairros mais periféricos da capital paulista, a casa tem alguns traços que a fazem um tanto especial se comparado a outras da sua região.
Destacamos nela a bela entrada para a varanda que tem traços bem harmoniosos, valorizando a janela que se encontra logo adiante. A casa também mantem os tradicionais pisos de caquinhos de cerâmica e também uma interessante balaustrada no muro. A combinação de cores também caiu bem e deixa a casa com um visual leve e agradável.
Veja mais fotos (clique na miniatura para ampliar):
Nota:
Entre o dia que tiramos a foto e o data que estamos publicando, os proprietários resolveram dar uma renovada no visual da residência e pintaram a casa em outra cor e reparando algumas manutenções que foram realizadas no muro. A casa ficou ainda mais bonita, vejam como ela está agora:
Parabéns aos proprietários pelo zelo!
Respostas de 12
Ficou mais linda ainda, pena não ter jardim. Aqui no Rio, nos subúrbios, há muitas casinhas assim (inclusive, também sem jardim; em alguns casos, na frente é a cisterna, o que explicaria a falta de verde). Ah, sim, e com chão de caquinho também.
Moro próximo a essa casa e passo todos os dias na frente dela, realmente é simples mas é linda, e os donos conservam a mesma, tem outras casas na região com arquitetura interessante. Parabéns pelo site.
…/… excelente o detalhe do arco da varanda !
excelente teu trabalho; tenho buscado informações para avaliar possível tombamento ou se ja tenha sido tombado
grato pelo teu trabalho
me ajuda muito
Cyro Laurenza
O bege também caiu bem. O arco parece com ligeira influência árabe.
É uma pena que os imóveis de sto Amaro, antigo município, mais velho que São Paulo, estão sendo destruídos e a nossa história junto!
Quanto aos caquinhos quero lembrar que era uma opção muito interessante, pois os moradores da casa se juntavam para quebrar os pisos quebrados em tamanhos pequenos e então estes serem colocados no chão. Era um momento de integração da família e de valorização do imóvel.
Tempo bom, casas que retratavam a vida tranquila de uma São Paulo que acabou infelizmente.
Obrigado a todos pela reportagem, meu avô que construiu. Nessa casa foi criado grande parte da família Fachini
Essa casinha singela é uma verdadeira cápsula do tempo, de uma época mais tranquila e fraterna.
É tão bom saber de patrimônio preservado!
Muito bonita essa residência, mesmo sendo simples, principalmente bem cuidada.
Muito bonita, mesmo! Como escreveu o leitor J.Cardoso também senti falta do jardim. Quem sabe fica como sugestão aos proprietários já que a área é grande e dá para conciliar com a entrada dos veículos.