Estação ferroviária de Luiz Carlos

Texto e fotos atualizados em 29/02/2024

Inaugurada em 1914, a quase centenária estação ferroviária de Luiz Carlos está localizada no município de Guararema. A antiga estação atendia o pequeno distrito local composto de pouco mais de duas ruas. Entre 1914 e 1975 a estação pertenceu a Central do Brasil e entre 1975 e 1996 pertenceu a RFFSA. Desde 1998 a linha é operada (somente para cargas) pela MRS.

Finalmente restaurada – (clique para ampliar)

Depois de anos em agonia e sofrendo com a indefinição pela recuperação do espaço, a estação de Luiz Carlos foi finalmente recuperada e entregue totalmente restaurada. Existe um projeto de trem turístico em andamento e em breve teremos ainda mais novidades. A imagem abaixo mostra como era a estação ferroviária antes do restauro.

A pequena e pouco conhecida Luiz Carlos poderá ser agora um excelente atrativo turístico com a estação recuperada. O vilarejo é um local bastante interessante e vale um passeio. No passado, o local foi palco de gravação de filmes do Mazzaroppi.

Saiba mais sobre Luiz Carlos no site Estações Ferroviárias.

Veja mais algumas imagens da estação restaurada:

Veja como era a estação antes do restauro (clique para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Respostas de 28

  1. apenas um detalhe, a linha é operada pela MRS desde 1996, não ficou no vacuo entre 1996 e 1998.

    Outro detalhe, apesar da linha ser operada pela MRS, as estações e construções não são, poucos meses após a pritização a MRS (e praticamente todas ferrovias do país) devolveram a união (RFFSA) todos os imóveis que não iriam utilizar e certamente essa estação esta no pacote, ou seja, a responsabilidade por ela é da união.

    Se existe o convênio entre a prefeitura e a MRS me parece que a prefeitura então solicitou doação ou comprou o imóvel da união, que passa então a ser de responsabilidade dela.

    T+

  2. Por favor,trabalho em um jornal e gostaria obter mais informações sobre a Estação de Luiz Carlos, principalmente sobre o fato de ela ter sido cenário para filmes de Mazzaroppi. Aguardo um retorno, ou a indicação de um nome para que possa entrar em contato.

    Agradeço a atenção,

    1. nunca foi feito filme do mazzaropi!!!!
      foramfeitos no distrito outros filmes: Gregório 38, Gregório voltar para matar, sangue em Santa Maria, etc…
      João – Guararema – 11 7556 7193

      1. Boa tarde João. Tentei lhe falar ao celular mas da direto cx. postal. Quer dizer então que o Mazzaropi nunca filmou no bairro Luiz Carlos? Se puder, gostaria de obter mais esclarecimentos sobre o assunto. Grata Fabiula

      2. Isso mesmo João esses filmes foram feitos lá mais ou menos nos anos 66a 68 com participação do meu pai cenas rodadas na praça em frente a igreja e outras no sítio do Sr Miro (Argemiro de Souza Melo)os atores eram Alex Prado,Rosana Mondin inclusive pequena participação do Jose Mogica Marins(Zé do Caixão)meu pai faleceu em julho desse ano vi em seu guardados pedaços das cenas do filme Gregorio 38.bjs

    2. Bom dia,morei no bairro de Luis Carlos até o ano passado,mas ainda tenho residencia lá.Nunca ouvi falar sobre filmagens locais,mas a estação já foi reformada e em breve funcionará o trem turístico que irá até o centro da cidade e esperamos ir mais além,poi a região é maravilhosa,o bairro tbm foi tombado,as casas desapropriadas e passando por uma gigantesca reformas das casinhas e calçamento,num trabalho excelente em conjunto com a prefeitura local.
      Não vejo a hora de voltar a morar lá,a cidade é um encanto,a administração muito boa,enfim um lugar ideal para se viver,passear e criar os filhos.
      Vale a pena visitar,qualquer ajuda me procure pelo e-mail.

      1. Neusa houve filmagem sim mais ou menos em 1968 filme rodado na praça e no sítio do SR Miro (Argemiro de Souza Melo) o qual deu nome a rua.
        O filme foi Gregorio 38 o qual meu pai fez parte o Gregorio era Alex Prado. Tambem morei em Luiz Carlos nos anos 58e 59 voltei para SP idade escolar mas passei varias férias lá no sitio do Sr Miro e dona Maria fui criada com os filho deles.
        Ainda temos sitio lá proximo ao sobradão.
        A casa que morei é proxima a igreja era a casa mais bonita da época hoje reformada está linda .bjs

  3. a respeito bda restauração da estação, ,depois de dez anos a Prefeitura obteve a posse da estação de Luis Carlos, o conselho municipal de patrimonio, tombou o prédio e este esta em fase final do processo e em breve ela estará totalmente restaurada

  4. Hoje a MRS opera nas linhas ferroviarias,mas não quer dizer que ainda não podemos recuperar nossa rffsa.Pois quem comprou a rffsa,não comprou o Brasil.Nosso país é imenso,temos muitos lugares para reconstituir nossa rffsa.Podemos reconstitui-la com metros,trens elétricos,trens balas e para reservar nosso patrimônio as antigas maria-fumaças.Nosso país é imenso.

    1. Prezado Gilberto

      Compartilho da sua opinião que a MRS Logística apenas tem a concessão do trecho , não comprou a RFFSA e muito menos o nosso Brasil . Porém este pessoal age como se de fato fosse o dono de tudo , pois não tem a menor consideração pela população do entorno da ferrovia . Como exemplo , não tomam as devidas medidas protetivas nas passagens de nível e acidentes fatais já aconteceram . Aqui em Sabaúna a estação foi recuperada pelo esforço da população , porém as corridas regulares do trem turístico até agora não se materializaram e um dos maiores obstáculos é a MRS . Por sua vez a ANTT , como todas as demais agências reguladoras do governo , coloca-se sempre ao lado das concessionárias do que da população . Que objeto misterioso atrai tanto estes funcionários do governo para o lado da iniciativa privada em detrimento do povo ? Até uma criança tem resposta para esta pergunta .

  5. conheço bem esta estação ela recebeu trem de passageiros ate 1982 o chamado mistinho que fazia a ligaçao entre MOGI DAS CRUZES e SAO JOSE DOS CAMPOS, utilizei muito este trem que era composto de 03 carros/vagoes e 01 locomotiva ALCO esse trem fazia a rota diariamente indo na parte da manha p/ SJC e retornando na parte da tarde p/ MC, tinha boa aceitação para a população lindeira que era desprovida de recursos p/ viajar nos onibus que faziam o mesmo o percurso e cobravam o olho da cara nas passagens, quando da sua desativação fez muita falta para muita gente.

  6. Meus caros, realmente é uma vergonha o descaso de autoridades e mesmo do povo paulista e brasileiro com relação a sua história, dói o coração não haver um trabalho de preservação do setor público. Cadê a nossa história, lógico vai morrendo com os imóveis e morte do pessoal antigo e desta forma fica um vazio muito grande em nossos corações; de outro lado é inacreditável também o que fizeram com a nossa ferrovia em todo país, em total abandono impede um maior crescimento de nossos país com os governos federal e estaduais que sempre trabalharam na contra mão da história, fico triste pois sou paulistano da Penha e fui ferroviário por 32 anos trabalhando na RFFSA,CBTU e CPTM. Que DEUS ilumine a cabeça de todos para que a partir daí clareiam vossos olhos e corram atrás desta histórias maravilhosas, como exemplo do trabalho São Paulo antiga, que apesar da grandeza deste estado, muito pouco está registrado.Abraços.

  7. Tantos as pessoas como ex-efetivo da ferroviária, hoje aposentados, reclama do descaso da ferroviária pelo governantes e no entanto não sabem q o povão pode reagir, mas, a desgraça maior é q oceano humano acha q o patrimonial ferroviário é do governo de uma forma como q custeado com recursos do próprio igualzinho a pessoa q compra um carro ou uma casa e tem autoridade de posse, no ddizer: É MEU. Meu Deus, q oceano humano bucéfalo! Desconjuro, mais por fora q nem arco de barril. Eu é q não vouu reagir sozinho, tem q ter o mar.

  8. Lindo.
    Parabéns!
    Isto mostra nossa história, mas como aqui poucos a preservam…Temos que valorizar os que possuem o dom de reconstruir lindos prédios, instalações…

  9. Com a reformulação da frota da CPTM, estuda-se colocar os antigos trens que ainda operam as linhas 11 Coral e 12 Safira numa extensão até Guararema, reativando as estações César de Souza, Sabaúna, Luiz Carlos e Guararema. A pergunta que não quer calar é: haveria demanda para justificar o investimento? De acordo com o censo de 2010, Guararema tem uma população de 25.844 habitantes, e o grosso dos usuários da Linha 11 concentram-se de Suzano em diante rumo à capital.

  10. Com a renovação da frota das linhas 11 Coral e 12 Safira, estuda-se ampliar a linha 11 até Guararema, reativando-se as estações César de Souza, Luiz Carlos, Sabaúna e Guararema, usando no trecho a frota de trens antigos que para lá seriam realocados. A pergunta que não quer calar é: haveria demanda para tamanho investimento? De acordo com o censo de 2010 Guararema possui apenas 25844 habitantes, e o grosso do volume de usuários da linha 11 encontra-se de Suzano em diante rumo à capital.

  11. Deixo aqui o meu pedido de socorro as autoridades competentes em nome da Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista,a maior do vale do Paraiba
    SP

  12. Saudades de minha Cidade! Luis Carlos, Morei 10 anos lá.
    Minha casa era a mais bonita na rua da igreja.
    Meu avô Cosme Abate e minha avó Dorinha recebiam com muito carinho o pessoal que iam para la fazer as filmagens.
    O Sr Rubens a Elza, o Grandini fazia o papel do Gregorio 38 e Gregorio Pistoleiro sem alma.

  13. Dona Edenilsa, estive em Luis Carlos recentemente e tirei várias fotos da igreja de São Lourenço para fazer uma miniatura, em breve a vila de Luis Carlos terá uma linda miniatura dessa igreja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *