As cerâmicas vermelhas que eram produzidas em São Caetano do Sul provavelmente são as mais populares e conhecidas peças deste material já produzido aqui no Brasil. Não só na capital paulista mas em muitas outras cidades espalhadas por todo o país, casas são decoradas com esta pequena cerâmica retangular, seja inteira ou quebrada em caquinhos.
Além de servir para decoração de pisos e paredes a baixo custo, a peça desperta a nostalgia e saudade em quem os encontra por ai. Na Mooca, essa casa da imagem abaixo faz um uso bem interessante desta cerâmica:
Localizada na rua Pascoal Moreira, uma travessa da rua da Mooca, essa simpática residência antiga teve por parte de seus proprietários uma solução bastante criativa para decorar a parte inferior da fachada: Caquinhos de cerâmica vermelha com caquinhos pontuais amarelos e pretos espalhados juntos.
É interessante como essa opção simples conseguia trazer um ótimo resultado visual para pisos e também paredes. A criatividade do profissional que aplicava a cerâmica é que determinava o limite da expressão que elas apresentariam.
Veja mais fotos desta casa:
Respostas de 3
Lembro da aplicação dos caquinhos durante minha infância.
Muito dez!!!!!
ainda de pé em 03/22. como estará agora? https://shre.ink/8iTc