As ruas próximas ao extinto hipódromo da Mooca são bem interessantes para os amantes da São Paulo Antiga. Ali tem de tudo um pouco, alguns imóveis comerciais antigos, o estádio Conde Rodolfo Crespi (Juventus), a antiga cocheira que hoje faz parte da Subprefeitura da Mooca e, evidentemente, muitas casas.
Uma que acho muito simpática é esta da foto abaixo:
Localizada no número 178 da rua João Caetano, a residência é uma típica construção desta região paulistana compreendida por Brás e Mooca. Trata-se de uma casa pequena, sem quintal e com sua fachada direta na rua e no tradicional estilo de casa ocupada por imigrantes no início do século 20.
A simplicidade da fachada é seu grande chamariz e soma-se a isso o excelente estado de preservação. Pintura em dia, janelas e portas preservadas e o costumeiro porão e seu respiro sob a janela. Uma preciosidade.
Veja mais fotos do imóvel:
Respostas de 4
E essa não tem cara de ser um cortiço, como muitas dessa região.
Ha alguns detalhes interessantes nesta fachada, so de bater o olho…..
1.A ventilacao do porao… Em muitas destas casas, o porao nao e funcional. Ele apenas serve para separar o nivel do assoalho da base de concreto. Portanto, o assoalho pode estar sustentado por saibros ou vigas de arrimo em madeira. Madeira e concreto nao combinam. A madeira sofre empenamento ao contato direto com o concreto frio. Neste caso, mesmo com o ranger das tabuas, o nivel de comforto e impar, pode-se caminhar descalco na casa sem o incomodo de pe frio de inverno.
2.O porao tambem denota que do batente da porta de entrada ate o assoalho, ha uma elevacao de planol, o que se evidencia pelo porao.
3.Muito comum nestas casas antigas sao janelas com armacao comprida. Isto se da porque na epoca de sua construcao, ar condicionado era inexistente. Ar quente sobe, e quanto maior o pe direito e a area de janela, melhor a circulacao do ar.
Se alguem se der conta, morar nestas casas, nao obstante a percepcao negativa de “casa de cortico” e desfrutar do melhor que ha em arquitetura e construcao, mesmo para familias nao remediadas. Basta que, para isto, o comprador ou inquilino se dispa das convencoes atuais e mandem todos as favas.
Nasci e cresci nessa porta de garagem ao lado, mais conhecida como 178 fundos, morei dos anos 1991 a 1997, o porão dava pro quintal ao lado onde me escondi inumeras vezes com meus irmãos, a casa da frente o tinha uma escada logo na entrada, a casa é mais alta que o nível da rua
Amei rever essa foto e lembrar um pouco da minha infância
como estava em 01/24: https://maps.app.goo.gl/bfR5qZJjQULf94L59