Atrás do Cemitério da Quarta Parada, que antigamente era conhecido como Cemitério do Brás, existe ainda muitos imóveis antigos. Por alguma razão a área ainda não foi tão descaracterizada pela ação especulativa e por isso podemos encontrar algumas construções interessantes.
Como esta aqui, na Avenida Álvaro Ramos:
Localizado bem na esquina desta avenida com a rua Manuel Pereira Lobo, esse sobrado da primeira metade do século passado precisa de um boa reforma ou restauração, mas é muito bonito.
Localizado no número 1612 a 1618, o sobrado é (ou era) de dupla função, possivelmente funcionando como residência no piso superior e de estabelecimento comercial no térreo.
Há alguns anos encontra-se fechado, mas aparentemente é habitado na parte de cima. Seria bastante interessante vê-lo ao menos com sua fachada restaurada.
Veja mais fotos (clique para ampliar):
Respostas de 4
Estive na Alemanha também em Paris, conhecemos alguns lugares no exterior e o que se observa lá é o capricho e o cuidado com todo tipo de construção urbana, seja um prédio do final do seculo XVIII ou uma pequena casa. Toda construção é tratada com esmero e cuidado. Se todas as construções paulistanas de época, como os sobradinhos, casarios, pontos comerciais e predios vintage estivessem devidamente cuidados, com manutenção adequadas e reformas, a nossa São Paulo seria uma cidade linda, atraente, convidativa e humanizada. São Paulo é belíssima, infelizmente nossos espaços urbanos estão detonados, destruídos, uma sujeira sem dó, essas pichações cobrem nossa cidade como uma lepra, muitos dos espaços urbanos precisam de intervenção e reformas mas parece que o paulistano se acostumou com toda essa degradação.
Inclusive justamente por isso que você citou é que essas cidades recebem tantos turistas ao redor do mundo.
como estava em 03/23: https://shre.ink/8zpg Agora, gostei da frase “Por alguma razão a área ainda não foi tão descaracterizada pela ação especulativa”. óbvio que é o cemitério. Quem vai querer abrir a janela de seu apartamento no 10° andar e ver as tumbas lá embaixo? Muita realidade na vida não agrada o comprador. As pessoas querem viver no alto para se sentirem perto do Criador…. mas vivas! kkkkkkkkkkkkkkkk
Boa noite, morei na av Álvaro ramos, três números a esquerda desta esquina, isso foi lá nos anos 72 até 78, hoje se não me fale a memória é uma revendedora de caminhão.