Como defensores do preservação patrimonial, desejamos que todos os imóveis antigos sejam preservados. Entretanto a realidade é bem diferente, uma vez que o romantismo da preservação total esbarra em inúmeros obstáculos cotidianos.
O desejo de modernização dos proprietários, a decadência de imóveis muitas vezes esquecidos pelos seus donos, a especulação imobiliária e desapropriações para obras viárias são alguns dos motivos que fazem inúmeras construções desaparecerem.
Localizado no número 1403 da rua Rio Bonito, no bairro do Pari, essa simpática casa antiga é um claro exemplo de que as razões para a não preservação nem sempre são especulativas.
Apesar de estar na foto acima com a fachada intacta, o imóvel foi recentemente descaracterizado por completo pelos seus proprietários. A ideia que tive, ao observar a obra em andamento, é de que o dono quis modernizar seu imóvel.
É uma pena que isso aconteça, mas a inexistência de uma educação patrimonial em nosso país é mais danosa para as construções antiga do que qualquer tipo de especulação imobiliária.
Afinal, não ensinamos as pessoas a manterem o que é antigo e isso faz com que muitos associem o antigo ao ultrapassado, ao feio. Lamentável.
Respostas de 10
Na minha opinião, “a emenda ficou pior do que o soneto!”
Que coisa triste, meu Deus!
Tirou umas janelas lindas, grandes, clássicas e colocou venezianas de alumínio, menores e horrorosas.
Mesmo mal cuidada a casa era lindíssima, imagina reformada. Uma pena.
Muito triste que as pessoas não tenham consciência da necessidade da preservação do patrimônio!
Que dó!
TRISTEZA… Ignorância profunda, arrogante e atrevida…
reforma danosa causada pela ignorância e estupidez de nossos dias.
A nefasta influencia do fascismo ideológico que assola nossa terra leva a esses descalabros que destroem as obras de arte e quando não, chegam a impedir que obras de arte sejam expostas em museus e galerias.
Com a fachada original ela parecia imponente, maior do que realmente é, com a reforma ficou insignificante.
Olá tdo bem? Meu nome é Flávia e Morei na rua canindé, 558 e gostaria muito de ter uma foto a toga de lá, já que agora nesse local existe uma fábrica… Você teria pf algo antigo dessa rua? Obgdo desde já
Ficou uma bosta(desculpe…)
como estava em 03/24: https://maps.app.goo.gl/3zW8vnoKfne9KFa47