Uma excelente notícia aos paulistanos, turistas e frequentadores do Museu da Imigração: Depois de um tempo passando direto pela plataforma, a Maria-Fumaça volta a parar dentro do museu.
O retorno do trem para dentro das instalações do museu, em sua plataforma histórica, era uma constante revindicação de moradores do bairro e visitantes que sempre acharam uma decisão equivocada e absurda remover o trem do local.
Com a retomada, a partir deste mês de agosto, o Trem Cultural dos Imigrantes realizará saídas agendadas para grupos durante os finais de semana e, para o público em geral, o passeio estará disponível sempre no primeiro final de semana de cada mês.
Trata-se de um autêntico passeio nostálgico à borda de uma Maria Fumaça de 1922, da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil. Para levar os passageiros, dois carros de épocas distintas para você escolher: um carro de aço da década de 50, da extinta Cia Paulista de Estradas de Ferro, e na cauda, um carro de madeira da antiga São Paulo Railway.
A locomotiva circula pelo desvio da antiga Hospedaria dos Imigrantes, entre as estações Brás e Mooca, trecho da famosa Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, hoje da CPTM. Durante o passeio, de aproximadamente 25 minutos, você tem um resgate de parcelas da história da ferrovia que ajudou no desenvolvimento de São Paulo e do Brasil.
Passeio testado e recomendado pela equipe do São Paulo Antiga e destinado para todas as idades.
Serviço:
Trem Cultural dos Imigrantes
Local: Museu da Imigração
Grupos fechados e mais informações: ABPF-SP (11) 2695-1151
Respostas de 5
Um verdadeiro passeio na história da imigração e de São Paulo !
EMOCIONADA, CARO DOUGLAS NASCIMENTO! OBRIGADA. É CHEGADA A HORA DE CONHECER O MUSEU DA IMIGRAÇÃO. ALIÁS, APRECIO MUITO LUGARES HISTÓRICOS. ESTOU EM DÍVIDA COMIGO MESMA! ESTAREI AÍ…COM MARIA!!!
QUEM SABE, FUTUROS PASSEIOS MAIS LONGOS…É PRECISO SENSIBILIZAR ESSA GERAÇÃO TÃO ÓRFÃ DE EMOÇÕES E OUTROS RECONHECIMENTOS.
MENOS RODOVIAS E MAIS FERROVIAS!! COMEÇARAM TUDO ERRADO…
OBRIGADA.
ABRAÇO.
Amei essa novidade pois adoro trens( estações de trem, passeios e viagens de trem além de museus de trem )
Bacana pois além de revivermos o glamour de andar de trem ainda aprendemos um pouco de história da cidade e das ferrovias.
Só espero que essa iniciativa seja definitiva e que o governo não queira de uma hora para outra abandonar tudo de novo, afinal, eles têm que arcar com os custos inclusive da manutenção da Maria Fumaça.
Qual o tamanho do percurso? Quando eu era criança o percurso era de apenas 800 metros.