Casa Demolida – Rua Thomaz Gonzaga, 87

Uma das casas mais antigas do bairro da Liberdade e que ainda resistia a especulação imobiliária, acabou por sucumbir recentemente:

clique para ampliar

Nossa leitora Nathália Galli foi quem notou que em fevereiro a residência já havia sido isolada por tapumes. Ela chegou a fotografar e enviar para nós:

Apesar de ser uma casa bastante pequena, a residência era bastante antiga e uma das mais longevas do bairro. Fica até um tanto espremida entre seus vizinhos, mas sempre chamando atenção por ser uma construção bastante charmosa.

Infelizmente nada mais resta:

É uma pena ver isto acontecer, outro pedaço de nossa cidade que desaparece.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Respostas de 8

  1. Que triste, mais uma que não resistiu ao tempo ou a ganância.
    Ela ainda estava bonitinha e bem tratada, mas ocupando espaço de algum prédio ridículo e apertado…….

    1. Eu tive o privilégio de morar nesta casa durante um período de mais de quatro anos, tinha uma senhora que alugava os quartos para rapazes solteiros, dona Aparecida, na época ela tinha quase 90 anos de idade, acredito que a já tinha falecido aí devem ter alugado pra um logista, passeie por a um tempo atrás vi que tem uma loja no local da residência, fica só a saudade e boas lembranças.

  2. É a ambição ainda gritando mais alto do que os valores da tradição, costumes e estórias guardadas pelos antepassados……

  3. As casas antigas, mesmo as mais humildes e singelas como esta da foto, tinham um charme característico, tentavam emular as linhas imponentes das grandes mansões e palacetes da época. Tudo bem, São Paulo não é necessariamente uma cidade bonita como Buenos Aires e Santiago, apenas para citar duas cidades “vizinhas” sul americanas (comparar São Paulo com Paris então, seria covardia…), mas pqp, se o pouco que tinha tivesse sido devidamente preservado, hoje teríamos uma cidade um pouco mais bela e agradável. Fato, depois que pisou fundo no acelerador nos anos 50 rumo à megalópole que é hoje, São Paulo nunca mais foi a mesma, e infelizmente, jamais voltará a ser.

    1. Em países como Dinamarca, por exemplo, os caras têm a mentalidade de que não se deve construir o novo, mas sim preservar o antigo, aqui no entanto tem até órgãos do governo que rezam para imóveis como esse se deteriorarem e desmoronarem para os caras não ter que manter a casa em pé.

  4. Minha falecida avó morava na casa ao lado, onde hoje é o Itaú. E essa que foi demolida tinha duas janelinhas próxima à calçada. Quando eu era pequeno achava que ali morava uma bruxa… Lamentável ver como tudo acaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *