No início deste mês de abril, moradores e trabalhadores da região da rua Visconde de Parnaíba, na Mooca, se espantaram com a remoção de um dos ícones do bairro. A histórica passarela de ferro instalada sobre a linha férrea.
A razão de sua remoção, porém, não é ruim. De acordo com o que foi apurado tanto esta como outras passarelas idênticas que estão ao longo da linha férrea que outrora foi a São Paulo Railway, e hoje pertencente a CPTM, serão restauradas.
O restauro será feito no próprio local pela CPTM. Na foto abaixo já é possível ver a passarela removida e colocada em uma área lateral, bem diante da plataforma de embarque do Museu da Imigração.
Sem qualquer medida de preservação por anos, a passarela deteriorou-se demais. Um dos principais motivos para sua corrosão é a urina de pessoas que fazem tanto da passarela como de suas escadarias um banheiro a céu aberto (veja foto abaixo).
Embora limpa com frequência, em certas horas do dia era quase impossível atravessá-la devido ao forte cheiro de urina. Era também comum encontrar fezes na passarela.
Solicitações para o restauro dessa passarela não são novidades. Há anos moradores e trabalhadores da região, bem como visitantes do museu lutam para que a estrutura seja recuperada.
A briga é longa, como podemos ver no documento abaixo desde 2011 há um pedido para restauro da passarela feito por um deputado estadual paulista.
Apesar de ter sido removido há quase um mês, nenhuma ação de restauro foi vista até o momento.
Atualização: 25/04/2017
A CPTM respondeu nossos questionamentos com o posicionamento abaixo:
Nota CPTM
Está em fase de contratação o projeto para a implantação de uma nova passarela na região da rua Visconde de Parnaíba, próximo à Estação Brás, que irá beneficiar os moradores e comerciantes. O prazo e o custo só serão definidos após a conclusão do projeto.
Em relação à antiga passarela metálica, já retirada, estão sendo discutidos os procedimentos internos e legais necessários para a realização do restauro.
Respostas de 15
Não canso de me surpreender com a ignorância, falta de consciência e da falta de civismo do nosso povo.
Não só é a maior falta de educação urinar em publico, como também é proibido.
Seria inteligente da prefeitura local construir um banheiro público ao,lado das escadas da passarela, enquanto eles reformam a dita cuja.
Quem sabe assim, o Zé Povinho se da conta da mensagem.
Eita país triste de se viver.
Os meliantes, muito provavelmente, vandalizariam também esse banheiro improvisado que você sugeriu.
A falta de educação de algumas(várias?) pessoas é…sei lá, não tenho mais palavras.
Precisamos acompanhar! Excelente notícia e ótima matéria. Parabéns Douglas Nascimento.
Ótima notícia para nós, mooquenses! Vamos cobrar policiamento ou câmeras para segurança de todos…Agradecemos, bello!
Que bom! Até que enfim!! Além do perigo da corrosão, também havia queixas de falta de segurança, que espero que igualmente se resolva.
Eu só espero que essa passarela nunca abra, pois sem ela já esta muito difícil viver lá, por pura falta de educação de uma associação que promove todo final de semana uma balada que que começa as 23:00 e vai ate as 06:00, atrapalhando todos da região a descansar, depois de uma semana dura de trabalho.
Por mais que eu ache legal a reabertura, isso vai dar mais mobilidade para essas pessoas mal educadas que não respeitam a lei do silêncio. Balada essa que acontece no próprio trilho da tal passarela.
E o pior é que, por causa de um grupo que não respeita o próximo, todos serão sacrificados.
Bons tempos aqueles em que se cruzavam as passarelas sem preocupação…
A passarela da eataçao bras proximo a peaça Agente Cícero também foi removida, ela estava bem danificada e simplesmente foi removida
Em frente a esta passarela, pelo Google Maps, na rua citada, nº 1182 existe um galpão de esquina de cor azul ou cinza, enorme, que parecia ser uma fábrica, Sabe me dizer o que funcionava ali. logo ao lado deste galpão, seguindo pela Rua Visconde de Parnaíba nº 1166 e 1174, tinha, pelo menos até outubro de 2014 o simpático sobrado que infelizmente demolido. Fico imaginando o que funcionava ali ou quem morou ali.
Tenho visto em várias linhas da CPTM, a inclusão de novas passarelas sobre a malha ferroviária, com o acesso feito por rampas, favorecendo a passagem de cadeirantes, como também daqueles que utilizam carrinhos de compras, carrinhos de bebê e bagagens sobre rodas.
A CPTM deveria incluir passarelas com rampa tanto na Rua Visconde de Parnaíba, como também no trecho da antiga porteira do Brás (paralela à Av. Rangel Pestana e à Rua do Gasômetro).
Seria legal além de restaurar essas criar outras com melhor acessibilidade, mais largas, melhor iluminadas, e etc.
Caros, hoje, 20.12.17, o Jornalismo da Rede Record apresentou uma matéria no Jornal SP no ar, mostrando o estado da passarela, que foi retirada do local e os acessos que estão completamente em estado de abandono com muito lixo no local.
A passarela até o momento não foi reformada conforme prometido pela CPTM em abril deste ano, prejudicando a acessibilidade da população, que leva até 40 minutos para dar a volta por outro acesso e chegar do outro lado da passarela no trecho entre Mooca e Brás. Um absurdo!
Douglas Nascimento, por favor, é possível você entrar em contato com a CPTM e saber como anda o processo da reforma da passarela?
De 2000 até 2003 eu atravessava essa passarela para chegar na Universidade Anhembi Morumbi. Já estava caindo aos pedaços e servia de banheiro público desde aquela época!
Nunca mais passei ali, espero realmente tenha ocorrido a reforma/restauração.