A região norte de São Paulo é bastante conhecida por abrigar a bela Serra da Cantareira e também por estar ali alguns dos bairros mais conhecidos de São Paulo, como Santana e as Vilas Maria e Guilherme.
Mas também tem um bairro na zona norte que nós aqui do São Paulo Antiga apreciamos muito, e que também possui construções antigas interessantes espalhadas pelo bairro e também tem uma forte vocação gastronômica, com os ícones Restaurante Mocotó e o Pastel da Sueli. Trata-se da Vila Medeiros.
E localizada na Avenida Nossa Senhora do Loreto, a mesma dos famosos Mocotó e Pastel da Sueli, encontramos este pequeno armazém antigo com uma placa de locação.
A praxe aqui no São Paulo Antiga é não divulgar os anúncios de locação e venda, pois o nosso foco principal não é este. Mas vejam que beleza e quanto potencial tem este pequeno armazém construído, provavelmente, entre as décadas de 30 e 40.
Apesar de estar carecendo de uma melhoria no calçamento e também uma pintura na fachada, este imóvel é tão simples quanto belo. É possível imaginar este armazém preservado e recuperado, funcionando como um bar, restaurante ou até uma barbearia retrô, que é algo que está na moda atualmente.
Construções como esta estão cada vez mais raras, mesmo em bairros mais distantes do centro e merecem ser preservados.
ATUALIZAÇÃO 15/03/2017: Este imóvel, bem como alguns de seus vizinhos, foi demolido em janeiro de 2017.
Veja mais fotos:
Respostas de 4
Interessante. Vejam que ainda está lá o “prato da lâmpida”.
Mas infelizmente a maioria dos que alugam imóveis não vê o potencial desse, pois se esse imóvel não tiver com o aluguel beeeeem em conta, dificilmente vai ser alugado, ou senão o destino dele infelizmente será ser anexado à construção ao lado e ser demolido, sei que é triste isso, mas é a dura realidade.
Passo frequentemente e há uns dois meses foi demolido e virou estacionamento.
Durante minha adolescência, eu passava todos os dias na frente desse armazém voltando da escola. Ele já estava abandonado há muitos e muitos anos, mas isso até conferia uma aura de mistério para o lugar que me chamava a atenção. Fiquei muito triste quando descobri que ele tinha sido demolido para a construção de mais um estacionamento para atender a demanda do Mocotó. No entanto, é difícil pensar em um destino diferente para esse armazém e outros prédios antigos da região. A Vila Medeiros é o bairro com a população que mais encolhe em São Paulo, e isso é visível no empreendedorismo na Avenida Nossa Senhora do Loreto. Os lugares estão fechando e é difícil ver um lugar novo que faça sucesso e consiga se manter a longo prazo. O restaurante Mocotó é uma feliz exceção.