Casa Antiga – Rua Cel José de Castro, 43

Em uma recente viagem pelo leste do Estado de São Paulo, percorremos inúmeras cidades como Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Bananal, Areias e muitas outras. São localidades ricas em cultura e, especialmente, em patrimônio histórico.

Aos poucos estaremos publicando os imóveis aqui no site, deixando pro final os que necessitam de pesquisa histórica mais abrangente. Para abrir as publicações, vamos como esta pequena casa do município de Cruzeiro:

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga
clique na foto para ampliar

Localizada no número 43 da rua Coronel José de Castro, próximo ao centro da cidade, a pequena e esquecida casa é um exemplo de como construções antigas mais simples acabam por desaparecer sem quase nenhum registro para a posteridade.

Nossa cultura preservacionista, que infelizmente ainda apenas engatinha, é fraca para a proteção deste tipo de imóvel, especialmente em nosso Estado. Se em pequenas cidades do nordeste, por exemplo, casas pequenas são preservadas intactas com o apoio do Iphan, em São Paulo elas tendem a desaparecer.

Aqui parece que só palacetes e casarões importam, o que é longe de ser uma verdade. No patrimônio repete-se a mesma exclusão social que vemos no cotidiano de nossas cidades.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Por fim, há um agravante neste caso. É possível observar que esta casa é a última sobrevivente de uma série (de ao mínimo duas) geminadas. Basta observar no lado esquerdo da fachada, onde vemos que o frontão continuava para o outro imóvel, o que não ocorre do lado direito. O recuo da casa é também diferente das demais vizinhas.

Apesar do estado de conservação, não é um imóvel de difícil restauração. Os detalhes da fachada permanecem todos lá e as janelas estão preservadas. Recuperada, daria um ótimo consultório, escritório ou mesmo uma bela residência. Será que é pedir demais ?

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Geminadas – Rua Firmiano Pinto, 54 e 56

Era uma vez duas casinhas geminadas no Belém. Estas duas fachadas que você se depara logo ao entrar na rua Firmiano Pinto são apenas uma representação de um local onde outrora famílias viveram, cresceram e depois se mudaram.

Leia mais »

Respostas de 3

  1. Douglas,você devia de se candidatar a prefeito de São Paulo.Leio tudo que você escreve,e como o Haddad quer mudar até o nome das ruas, derrubar o Minhocão.Os próximos Prefeitos deviam de preservar a História de Sampa…

    1. WALKIRIA: Inclusive o “nosso” prefeito mudou o nome do Minhocão, tipo, eu sou radicalmente contra qualquer tipo de ditadura, seja ela de direita ou de esquerda, mas mudar o nome do Minhocão não vai consertar a ca#ada que o cara que teve seu nome posto no Minhocão fez no passado, logo, essa mudança é inútil.

      Mas enfim… quanto a casa desse post, provavelmente ela já vinha sendo alvo de vândalos, pois o muro construído na frente dela não nos deixa mentir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *