Um dos mais interessantes museus brasileiros teve suas atividades encerradas na sexta-feira, 29 de janeiro. Localizado no município paulista de São Carlos, o Museu da TAM está de portas fechadas para o público.
A notícia pega de surpresa os frequentadores e interessados na história da aviação, mas não foi algo repentino. Inaugurado em 2010 o museu foi criado a partir do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro em preservar um acervo de aeronaves com condições plenas de voo. No acervo do museu existe um acervo de 90 aeronaves, ítens museológicos e de acervos, além de sua valiosa reserva técnica.
O Museu da TAM possui aeronaves conhecidas do público geral e muitas raridades, como Dassault Mirage III, Fokker 100, Spitfire entre tantos outros que deixam os visitantes apaixonados pelo museu e pela aviação.
Com o agravamento da crise econômica que o país vem enfrentando e a queda nos lucros da Latam, responsável principal pelo museu, a entidade vinha se queixando na dificuldade em manter as atividades do museu, cujo custos mensais são de cerca de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). Em 2015, começou a ser cogitada a saída do museu da cidade de São Carlos.
MUDANÇA PARA A CAPITAL PAULISTA
A ideia de transferir o museu para São Paulo vem sendo discutida pela Latam e por autoridades da aeronáutica, que viram com bons olhos a mudança para a capital, que poderia ter um fluxo de visitantes muito maior. O Comando da Aeronáutica apóia a mudança e vem estudando ceder parte de sua área no Campo de Marte para a construção da nova sede do museu. Entretanto a ideia ainda não conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, já que a mesma possui uma disputa pela retomada do terreno do Campo de Marte.
Enquanto a prefeitura mantém a intransigente posição de não ceder, quem perde com isso não é apenas a entidade museológica, mas principalmente toda a população mais uma vez fica privada de acesso a cultura. A abertura do Museu da TAM em São Paulo traria enormes ganhos para a atividade cultural paulistana.
Com o fechamento do Museu da TAM, são três importantes museus paulistas fechados sem prazo para reabertura: Museu Paulista (Ipiranga), Museu da Língua Portuguesa e Museu da TAM.
Vai muito bem a nossa cultura, não é ?