Nós cidadãos sempre criticamos o poder público por seus lapsos e descuidos em relação ao patrimônio histórico e cultural de nossas cidades. Mas o que dizer quando o desrespeito à nossa memória vem das próprias pessoas ? É isso que acontece em Santos:
Localizada bem diante do Museu do Café na rua XV de Novembro, a escultura chamada “Corretor de Café” é alvo frequente de vandalismo. Obra do escultor Daniel Gonzales, o monumento foi inaugurado em 24 de julho de 2012 e desde então já foi removida várias vezes pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para receber reparos.
O primeiro ataque a escultura ocorreu alguns meses após sua inauguração ainda em 2012, desde então ocorreram mais quatro atos sendo dois apenas neste ano. Com um 1,90m de altura e construída em fibra de vidro policromada, a estrutura já teve uma das mãos arrancadas e sofreu diversas perfurações pelo corpo da estátua.
Para dificultar a destruição deste importante monumento, a prefeitura optou por preencher o interior da estátua com cimento e argila expandida. Parece que até o momento a tentativa não surtiu o efeito esperado de proteção.
Respostas de 5
A prefeitura já deveria ter colocado uma câmera diuturnamente fiscalizando toda a área ao redor da estátua , assim pegaria esses vândalos em flagrante.
Ok,a câmera poderia pegar os vândalos em flagrante, mas, o que, DE FATO aconteceria com eles? Nada! Passariam, no máximo, uma noite no xadrez, seriam soltos e…fariam tudo de novo.
CLAUDIO: Olha na haste logo acima da cabeça da estátua onde está escrito “Bolsa Oficial de Café” na primeira foto do post o objeto branco na ponta da haste, aquilo é uma câmera, agora se está ou não apontada para a estátua ai são outros quinhentos.
Povo burro, sem cultura, sem orgulho ou civismo. Esses monumentos deveriam ter câmaras escondidas pra ver quem são esses idiotas. Prende los e dar uma sova em praça publica, como se fazia quando o público tinha honra. Afffffff !
Incrivel como pessoas de má indole são capazes de destruir obras tão belas.