Túnel 9 de Julho e a destruição de um cartão postal paulistano

Importante via de ligação entre os bairros da zona oeste e sul com o centro da cidade, o Túnel 9 de Julho foi inaugurado em 1938 em uma grande cerimônia que contou, inclusive, com a presença do então Presidente da República, Getúlio Vargas.

Pouco depois de sua inauguração, já no início da década de 40, ele rapidamente transformou-se em um dos mais importantes cartões postais de São Paulo, sendo visto de longe por sua beleza e imponência.

Crédito: Fotopostal Colombo / Divulgação

Entretanto, aquele que foi por mais de 7 décadas um motivo de grande orgulho de nossa cidade, vem sendo especialmente nos últimos 3 anos um dos maiores símbolos do descaso e desrespeito com a nossa memória.

Para mostrar o quanto a atual gestão municipal vem desprezando não só o monumento em si, mas os valores e símbolos paulistanos, visitamos o Túnel 9 de Julho e arredores na manhã de 14 de fevereiro.

Vista da entrada e saída dos túneis, no lado do centro da cidade (clique para ampliar)
Vista da entrada e saída dos túneis, no lado do centro da cidade (clique para ampliar)

Antes que alguns leitores desatentos pensem que se trata de alguma perseguição para com a Prefeitura do Município de São Paulo e também com o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) e da Secretaria Municipal de Cultura, é importante salientar que esta é nossa terceira visita ao local nos últimos 5 anos. Antes estivemos em 2010 e 2012 e é possivel notar que nos últimos 3 anos, especialmente, o túnel nunca esteve tão largado.

O Túnel 9 de Julho vem sofrendo constantemente atos odiosos de vandalismo, através de pichações e grafites, além de ter se transformando em ponto de venda e consumo de entorpecentes, em uma espécie de “mini cracolândia”. As duas imagens abaixo mostram bem o quanto o local se transformou de 2010 para cá, observem:

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Em 5 anos o processo de deterioração é incrivelmente grande. Notem o chafariz da foto acima, que fica na pista sentido centro-bairro. Ao fundo, a pichação tomou a parede por completo, enquanto em sua base e também em suas laterais o grafite, o famoso “vandalismo gourmet”, se faz presente.

O grafite e a pichação não estão somente ai, estão espalhados pelas paredes e por todos os lados do monumento. Vale lembrar que o Prefeito Fernando Haddad é apoiador do grafite e isto tem facilitado para que os atos de vandalismo se espalhem por toda a cidade.

É evidente que a prefeitura não autorizou emporcalharem o monumento, mas é no mínimo conivente ao não vigiar e recuperar um bem público como este.

Do outro lado da avenida, na saída bairro-centro, não há tantas pichações, mas o chafariz está repleto de água empoçada e insetos, no que parece ser um ótimo ambiente para a propagação de dengue (vejam no vídeo ao final deste artigo), além de ter suas paredes queimadas por fogo, possivelmente de alguma fogueira feita por pessoas que ali ficam durante à noite. Por fim, a antiga casa de máquinas está repleta de lixo e excrementos humanos, tornando o ar irrespirável ali dentro.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Até quando o paulistano verá seus monumentos serem vítimas do vandalismo e da pichação ? Porque será que a prefeitura é tão permissiva com o grafite e tão cruel com as obras de arte e atrações turísticas espalhadas pela cidade. É um nível de descaso que não é observado em nenhum lugar do mundo como aqui.

Todos os grafites presentes nos chafarizes, muros e paredes do Túnel 9 de Julho são identificáveis por qualquer um que entende da área. É perfeitamente possível ir atrás dos que vandalizaram o local e cobrar deles o ressarcimento dos gastos na recuperação, falta apenas interesse por parte da prefeitura.

Para finalizar, uma triste lembrança do dia que fomos tirar estas fotos: enquanto não havia nenhum guarda civil protegendo o Túnel 9 de Julho, uma viatura da GCM fazia vigia em frente aos grafites que estampam os Arcos do Jânio. Triste inversão de valores nesta que é a maior cidade do Brasil.

Abaixo o vídeo que fizemos no local. Assistam e vejam com mais detalhes o vandalismo no Túnel  9 de Julho:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

O funeral do Conde Alexandre Siciliano

Multidões de paulistanos acompanhando a morte de uma pessoa famosa não é algo recente. Saiba como foi o funeral do Conde Alexandre Siciliano que causou grande comoção em São Paulo no ano de 1923.

Leia mais »

Hotel Pão de Açúcar

Inaugurado em 1953, o Hotel Pão de Açúcar foi uma das vítimas da decadência da região conhecida como “Cracolândia” e fechou suas portas no início dos anos 2000

Leia mais »

Respostas de 45

  1. que pena, que falta de responsabilidade, qdo. menina, atravessamos o tunel para ir a casa de tios,irmaos de meu pai, iamos da zona leste, e era uma festa, nao esperava chegar aos 75 anos e ver essa judiacao com um tao lindo tunel,que eu e minhas irmas esperavamos a hora de atravessa lo, e olhavamois nossas maos que com as luzes dele ficavam amarelas, uma cor cadaverica, que pena , que saudades daquele tempo

  2. Moro na região há pouco tempo e desconhecia o chafariz e seu entorno. Nunca tinha visto de perto, até que precisei passar a pé pela passarela a caminho de um hospital ali. Vi o chafariz e foi triste observar em detalhes a condição do conjunto todo por ali.

  3. Político não tá nem aí pra nada, muito menos pra chafariz, esse prefeito então, só sabe pintar a rua e extorquir os cofres públicos como todos do partido dele. Você só esqueceu de falar dos assaltos nessa região, passar a pé aí seja o horário que for é complicado. Parabéns pela matéria !

    1. Leandro, não é porque você discorda do que escrevemos isso é “politicagem”.
      Aqui defendemos o patrimônio histórico e toda vez que ele for atacado iremos abordar. Leia o texto inteiro e verá que já abordamos o Túnel em 2010 e 2012 quando nem era a mesma gestão municipal.
      Aqui é justamente o oposto, não se “puxa o saco” de político nenhum pois não dependemos deles para nada. Abraços

      1. “Até quando o paulistano verá seus monumentos serem vítimas do vandalismo e da pichação?” Respondo, SEMPRE, brasileiro está acostumado a ver as coisas erradas e não se envolver, não se interessar, a resmungar onde não surte nenhum efeito, na internet, no sofá de casa, no boteco. Saber apenas não basta como tantos outros monumentos aqui já denunciados, qual o próximo passo? Denunciar, pressionar, exigir resposta e cronogramas de manutenção, não ficar esperando um futuro prefeito salve a cidade, ele não irá salvar nada.

        Temos nós, o POVO, temos que parar de exercer uma meia-cidadania, um “amor” eventual no dia 25/01, sermos menos volúveis e mais práticos, nós dependemos sim dos políticos e não usamos isso a favor da cidade.

    2. não acho politicagem ele só está mostrando um patrimonio de são Paulo que estão deixando estragar porque ninguem cuida..é mais facil fazer ciclovias do que cuidar do Tunel da 9 de Julho

    3. Se voce acha ” chato a politicagem” e a destruiçao de tantos patrimonios arquiteturais de SP . Qual sao as suas ideias para um blog melhor, que tal falar de futebol e Big Brother Brasil …??? ou Talvez entao cancelar os artigos inteligentes e criticos deste blog e apenas mostrar tudo de maravilhoso que tem sido feito para a preservaçao da historia de Sao Paulo Antiga …??? Por favor nao hesite em compartilhar conosco como poderemos ser menos chatos e menos politizados e assim evitar criticar a destruiçao diaria de casaroes antigos… Qual a sua proposta?

    4. Leandro, pensei a mesma coisa. Juntando este post com o dos Arcos do Bixiga (assunto que nunca vi citado neste blog anteriormente) e com a pizzaria demolida em Moema, achei melhor descurtir a fanpage e cancelar o RSS. É uma pena ver no SP Antiga posts que sugerem ser peças publicitárias, ora em prol de empreendimentos na Rua Pamplona, ora em prol da oposição à administração municipal. Sentirei falta do antigo blog, mas a credibilidade foi perdida.

      1. Camargo, permita-me discordar de você.
        Todo dia tem matéria nova no site, ou seja nenhum artigo de hoje você terá visto ontem, esse seu argumento é risível.
        Não há nada mais inoportuno de que você querer pautar o meu trabalho só porque a matéria não lhe agrada. Não trabalho pra agradar A ou B, mas para apontar os problemas da cidade em relação ao patrimônio histórico e a cultura paulista. Se PT, PSDB ou qualquer outro partido está no poder isso é um mero detalhe. Se você segue o site há tanto tempo como diz seguir já viu matérias sobre descasos no governo estadual e na gestão anterior (Kassab) quando o site começou.
        Sobre o empreendimento da rua Pamplona você se deu ao trabalho de ler ? O casarão foi preservado, sairá um centro cultural, um planetário etc e não se trata de post publicitário, se fosse estaria avisado no site.
        E ainda se fosse, seria muito bem vindo, pois o São Paulo Antiga não vive de vento. Durante 3 anos ficou um botão de doação e ninguém jamais doou.
        Sugiro para de ler Folha, Estadão etc… todos tem anúncios de empreendimentos! Abraços

  4. A cidade de São Paulo está muito feia. O abandono é total. Sinceramente não sei pra onde vai o dinheiro arrecadado.
    Esses moradores de ruas, se acham no direito de dormirem, defecarem, urinarem em qualquer lugar. Se tivéssemos, leis severas não acontecia isto.
    A praça da Sé e adjacências também viraram um albergue céu aberto. Tem mendigos que dormem e urinam no pedestal da estátua de José de Anchieta.
    É uma pena o túnel 9 de julho estar tão danificado.
    Em breve irão destruir completamente esta cidade.

    1. Esse prefeito atual é péssimo. Graças a Deus nao moro no Brasil, mas todo ano quando venho ver minha família fico em SP, minha cidade. NUNCA em 37 anos de vida havia visto SP tão suja e podre, cheia de mendigos com barracas nas praças, detalhe que uma das praças fica em frente à câmara municipal. Fui à Sé hoje, que depressão! Uma favela a céu aberto, os mendigos com colchão, barracas, moveis, cachorros, cheiro de merda e mijo. Sao Paulo ta o próprio apocalipse.

      1. Cris, é exatamente o que você escreveu. Mas tem gente que defende, que acha que os desocupados devem ficar mesmo na Praça da Sé, porque não têm para onde ir, e blá, blá, blá, blá, blá…

  5. que pena de ver ele assim dá muita tristeza lembro quando era criança que morava na Martinho Prado passeava com os meus parentes por ai desfile de 7 de setembro e corrida de bicicleta

  6. Uma coisa que esqueci de comentar.
    Depois que fizeram esse viaduto atravessando o túnel, o local ficou feio, deteriorado e perdeu a originalidade.Deveriam tirar aquilo pois enfeia a entrada do túnel.
    A mesma coisa, aconteceu com a praça Marechal Deodoro com aquela coisa horrenda chamada de “Minhocão”, que já passou da hora de ser demolido.

  7. Esse prefeito deixou toda a parte histórica da cidade um lixo que nem ele. Deviam pixá-lo pra completar o serviço

  8. Nota zero para esses políticos, que deveriam cuidar do nosso patrimônio, e não o fazem !!!!!

    1. Por que deveriam se não são pressionados para fazer isso??
      Nem eu, nem você, ninguém faria dependendo de boa vontade.

  9. É lamentável que tudo isso esteja acontecendo, por todos os cantos da cidade.

    Estamos à beira do caos.

  10. Parabéns, Douglas! Espero que o seu empenho traga algum resultado. É realmente revoltante tudo o que é relacionado ao poder neste país (não é, nem de longe, exclusividade da cidade de São Paulo). Percebi a total imparcialidade política também. Siga em frente e obrigado pelo conteúdo!

  11. Isso e culpa de todos…quiseram a “” liberdade de expressão “”…quiseram o PT…tiveram e teimaram. “” Liberdade””…tai o resultado.

  12. Tenho a sensação de que no Brasil,o crime compensa.Esses vândalos emporcalham a cidade inteira,pois têm a certeza da impunidade.À rigor,não vai acontecer nada com eles.E muitos da imprensa cobram uma ação da polícia,sendo que não é simplesmente um caso para a mesma: precisamos de lei,ou que se cumpram as que existem(se é que existem).
    Vandalismo deveria ser crime,mas num país cuja capital é Brasília…

    1. Grafite é arte nos muros, quando intervém em um monumento público eu considero vandalismo.
      Não sou contra o grafite, pelo contrário. Mas abomino o que fizeram nos Arcos do Jânio e principalmente nesta cuba do chafariz.
      Tem lugar pra cagar, tem lugar pra dormir e também tem lugar pra grafitar. Com ordem todos podem viver em sociedade.

      1. Concordo plenamente com a sua resposta. Adoro Street Art mas nao grafite em lugares historicos e particulares. Arte = Liberdade=Respeito, e devemos respeitar a arte antigas e atuais de todas as geraçoes. ha espaço e lugar para todo tipo de arte. 🙂

  13. Uma curiosidade sobre o Túnel 9 de Julho é que ele faz parte dos vários esqueletos de linhas de metrô projetadas em décadas passadas e jamais levadas adiante. Era para correr dentro dele o metrô projetado pela Light em 1927. Outro esqueleto muito conhecido e bastante utilizado, embora poucas pessoas saibam disso, é o Viaduto do Chá, por onde deveria correr a primeira linha de metrô projetada para a cidade, em 1888, pelo engenheiro Alberto Kuhlmann.

  14. No Brasil tem cada coisa, e não é de hoje! Não é curioso Getúlio Vargas ter vindo pra inauguração do túnel 9 de Julho!? Pra quem não entendeu, pesquise sobre a Revolução de 32…

  15. Uma curiosidade sobre o Túnel 9 de Julho é que ele não foi construído para passar automóveis e sim o metrô da Light, projetado em 1927. Trata-se na verdade de mais um esqueleto de diversas linhas de metrô projetadas no passado e jamais construídas, e há aos montes deles espalhados sobretudo no centro da cidade, como as estações construídas nos vãos dos Viadutos Pedroso,9 de Julho, Dona Paulina, o canteiro central da 23 de Maio e o maior ícone viário do centro, o Viaduto do Chá, projetado para nele circular a primeira linha de metrô da cidade de São Paulo, em 1888.

  16. Enquanto a base da GCM protege os grafites nos Arcos do Jánio, o Monumento a Imigração Japonesa, da Tomie Ohtake, que fica atrás do Centro Cultura São Paulo, tb. está todo pichado.

  17. Douglas, lendo e vendo os seus posts hoje, fiquei extremamente triste. pois há tempos passo pelo túnel , hoje não dirijo mais e fico pelo meu bairro, onde ando a pé. Mas tenho idade para lembrar de como eram belos os chafarizes jorrando água e eu acho que havia uma escultura grande no lado da saída para o centro. será que me engano?
    Parabéns e obrigada por todo o seu empenho,

  18. Não sei se posso citar links fora daqui do site, mas gostaria muito de deixar aqui o vídeo abaixo que achei no You Tube há um tempo atrás e que esclarece que a parada não é nem culpa do PT, nem do PSDB e nem de nenhum partido, mas sim que o negócio é SISTÊMICO, ou seja, TODOS os partidos agem da mesma maneira e esse vídeo expressa bem isso. Assistam e vocês entenderão…

    https://www.youtube.com/watch?v=BjjgWsfb4GM

  19. Toda e qualquer medida para cuidar dessas reliquias da cidade, vai levar meses e olhe la…
    Que tal fazerem um mutirao de limpeza, onde ongs ou mesmo os Paulistanos possam se reunir e munidos de todas as ” armas” necessarias limpem os monumentos da Cidade ( leia-se sabao, vassouras, escovas, luvas, etc).
    A prefeitura entra com o material de limpeza e os voluntarios se apresentam em dia e hora marcados anteriormente..
    Pode ser uma boa ideia.
    Fica ai a ideia!

  20. Boa Noite
    Douglas
    Estou testando um novo produto para tirar tintas em pedras, a ideia final é limpeza de monumentos e fachadas.
    Se quiser e se conseguir uma autorização podemos testa-lo, e depois passar um verniz anti pichação que resolveria o problema definitivamente.
    Aguardo contato.

  21. Douglas, sou morador da Zona Sul, precisamente no bairro da Colônia, berço da imigração alemã na cidade de São Paulo onde trabaho com resgate dos costumes e do patrimônio histórico. Aqui temos algumas edificações centenárias tais como o cemitério de Colônia ainda muito bem cuidado pela ACP (Assoc. Cemitérios dos Prostestantes) a Igreja de Santo Expedito no bairro da Colônia, muito bem cuidade. Já igreja de Santa Cruz em Parelheiros se encontra em completo abandono, pedimos socorro para uma matéria! Sobre o que acontece na cidade digo que estamos vivendo um câncer desta gestão, puro descaso com o patrimônio histórico, pessoas sem o mínimo de sensibilidade com a história de nossa cidade. Grande abraço!!! Admiro muito seu trabalho!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *