Casa da Praça Rubião Júnior

Se tem uma cidade paulista que mesmo sendo longe eu adoro visitar, é Bananal. Uma típica cidade do interior e que além de ter um população muito receptiva, tem uma clima bastante agradável praticamente o ano inteiro. E como todo município interiorano tem várias casas antigas, sendo que uma das que mais gosto é esta:

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Localizada na Praça Rubião Júnior, bem no centro da cidade, esta casa tem adversários de peso para se admirar ao redor. É ali que está o mais importante prédio histórico da cidade, o Solar dos Valim e uma das belas igrejas da cidade, a Igreja do Rosário. Mesmo assim, avalio esta bela casa amarela como uma das mais belas residências da cidade, pois acho tudo nela muito precioso.

Com uma fachada impecável, a residência é mantida absolutamente preservada. A começar pela graciosa cerca de madeira sobre o muro, que é acompanhada em estilo pelo pequeno portão, também feito em madeira. Na extrema direta da foto inicial (e também na galeria no final do artigo) é possível observar a bela veneziana de madeira onde a parede envoltória possui um simples e belo adorno. Na parte do quintal, há um simpático e florido jardim onde tudo está também muito bem cuidado.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Residências assim são um convite a uma viagem imaginária no tempo, onde nossas casas eram mais amplas e ao mesmo tempo aconchegantes. Sempre que vou a Bananal gosto de observar esta casa e fico pensando que qualquer dia vou ver uma torta de maça esfriando na janela… sonhos simples de uma vida simples, mas muito prazerosa!

Veja abaixo algumas outras fotografias:

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

E você, qual cidade do interior paulista é a sua preferida ? E porque ? Deixe um comentário!

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Teatro Guarany

Inaugurado em 1882, o Teatro Guarany é um dos locais de maior relevância na história de Santos e importante atração turística da cidade. Conheça sua história e veja fotos antigas e atuais.

Leia mais »

Respostas de 10

  1. Araras SP,meu cunhado é de lá….e..gosto de ir na praça central desta cidade pois além do chafariz desta praça ,temos opções de alimentação,e também as famosas pipocas do tio zé(Fica ali na praça central),que agora ele passou para outra pessoa, é pipoca com queijo parmesão em cubos pequenos (fritos)..uma delicia..

  2. Poderiam mostrar mais um pouco das casas de Bananal, inclidive o solar dis Valim………meu nome Paulo Valim……..

  3. Gosto muito de Mogi das Cruzes.
    É relativamente próxima da capital e ao mesmo tempo,interiorana.O centro da cidade é muito legal,com diversas construções centenárias, e a linha do trem que por ali passa,empresta um ar ainda mais nostálgico à região.Chega a lembrar alguma cidade européia.
    Olha aí,Douglas,se você ainda não passou por lá,fica adica.Vale a pena!!!!

  4. Douglas, adorei a casa !!! é como diz bela e simples !!! Fico aqui a me perguntar que tecnica era usada para colocar esses detalhes ao redor desses janelões !! Uma dica amigo, vai conhecer Amparo, vais adorar a coleção de casarões antigos .

  5. Gosto muito de Jaguariúna, sou natural de são paulo capital, mas me apaixonei por este lugar, onde podemos ainda ver a Maria fumaça todos os finais de semana circulando no centro, entre outros fazendas da época do café. Tem uma incrivel ponte onde em sua inauguração teve a ilustre visita de Dom Pedro II

  6. Boa noite. Fiquei muito feliz em ver minha casa no site e ainda mais feliz pelo texto que a descreve. Essa casa foi construída pelo meu Bisavô Paulo Viana que era um grande construtor da época em Bananal. Ele também fez muitas casas e prédios em Lorena, Guaratinguetá e Jacareí. Hoje a casa está com uma pintura nova, mas as cores estão no mesmo padrão, que aliás, fazemos questão em manter as cores origininais até hoje. Forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *