Não deve ser fácil morar na Vila Jacuí e no Jardim Santana, zona leste de São Paulo locais que fazem parte do bairro de São Miguel Paulista. Lixo, entulho, ratos e mato alto são apenas alguns dos inúmeros problemas dos moradores de região.
Políticos aqui só aparecem para pedir votos e fazer promessas vazias, isso de quatro em quatros. A lista de políticos que já passaram pela região nos últimos anos prometendo maravilhas é extensa. Entre os mais citados estão Cândido Vacarezza (PT), Toninho Paiva (PP) e Ricardo Teixeira (PSDB). Só que os políticos passam e o descaso vai ficando, ficando…
Cansados de serem envolvidos por promessas vazias e com a situação de abandono do bairro que ainda persiste, moradores procuraram os sites São Paulo Abandonada e Restaurada para denunciar o descaso sofrido pela população local.
A nossa reportagem foi até o local e pode conferir que de fato ali está um Deus nos acuda, confiram:
Pilhas de lixo se acumulam nas ruas:
O bairro tem coleta de lixo, mas moradores reclamam que nem tudo é recolhido pelos caminhões: “Os caminhões de coleta parecem passar com pressa por aqui, é comum atirarem o lixo para dentro dos caminhões e parte desta sujeira ficar aqui, caída nas ruas.”, diz Márcia Fortes uma das moradoras sa região. Um dos moradores também alerta para a falta de compromisso dos moradores: “Aqui o povo não espera o caminhão de lixo, jogam as coisas nas esquinas como que se a esquina do vizinho fosse um depósito de lixo.”, diz Francisco Barbosa, morador de quase 5 décadas deste bairro.
Lixo é algo comum de ser encontrado nas ruas deste bairro. Pilhas de lixo se acumulam em várias esquinas, misturadas a muito entulho, moscas e ratos em cenas que mais parecem extraídas das regiões mais miseráveis do Brasil. Entretanto, trata-se de um bairro da cidade mais rica do país.
Feira livre não tem fiscalização e nem limpeza eficiente:
Esta é uma das maiores reclamações dos moradores. Segundo Marlene do Nascimento, moradora há 31 anos do bairro, a limpeza da feira de sábado na rua Fruta do Paraíso é feita de qualquer jeito: “Há anos a limpeza da feira é bastante superficial. Os garis limpam de qualquer jeito e deixam muito lixo para trás. Na feira os fiscais nuncam são encontrados para ouvir a reclamação contra feirantes que deixam o lixo jogado de qualquer maneira ou para nos ouvirem em relação ao serviço de limpeza. Se existe fiscal aqui, eles se escondem da população.”.
A reportagem esteve no bairro em uma quarta-feira, e pode conferir a denúncia da moradora. Mesmo tendo passado quatro dias desde a última feira livre, parte do lixo ainda estava no local. Vimos ali restos de abacaxi, caixas de frutas de madeira com pregos expostos, e muito bagaço de cana.
A Praça prometida que nunca veio:
Uma das coisas que mais deixam os moradores do local indignados é a promessa de praça pública feita no ano da última eleição para prefeito de São Paulo, em 2008. Há quase uma década os moradores das ruas Jacarandá do Campo e Fruta de Caiapó mantinham em terreno público um pequeno jardim, com plantas, flores e inúmeras árvores frutíferas, como pés de manga, laranja entre outros. Certo dia, uma pessoa que identificou-se como funcionário da subprefeitura de São Miguel Paulista apareceu no local e disse que iriam ter que arrancar todas as árvores, plantas e flores do local para fazer uma “bela obra de paisagismo”, melhorar o terreno e inaugurar uma praça, com quadra esportiva e bancos para lazer. Os moradores estranharam, mas como o mesmo veio com carro oficial aceitaram perder seus pomares e flores em prol de uma praça para toda a comunidade.
Poucos dias depois tratores e operários arrasaram o local, arrancando tudo aquilo que os moradores plantaram com seus próprios recursos. Tão logo o local foi completamente terraplanado, caminhões, operários e máquinas sumiram. E nunca mais voltaram.
“Na semana da eleição, passou um pessoal pedindo votos para Ricardo Teixeira e quando perguntamos se a praça seria feita disseram que dependia do resultado da eleição, que a Marta não podia ganhar etc. Pois aqui votamos no Kassab e no Ricardo Teixeira, ambos foram eleitos e nunca vieram aqui nem para agradecer e nem para fazer a tal praça. Perdemos nossas plantas e ganhamos mato e lixo.”, diz indignado Antonio Sobral um dos moradores afetados e que só conseguiu salvar uma árvore da sede demolidora da subprefeitura.
Segundo ele, recentemente os moradores resolveram se mobilizar e plantar novas mudas e foram impedidos por fiscais: “Disseram que se plantássemos algo ali seríamos multados, pois agora é proibido” diz Antonio, que continua: “podemos ter lixo, restos de feira e ratos na nossa porta de casa, mas não podemos ter árvores, flores ou grama aparada, é revoltante”.
A nossa passagem pela região permitiu constatar através de fotografias a veracidade das denúncias dos moradores. O que seria a tal praça, virou uma mistura de mato, sujeira e lixo. Uma terra de ninguém, daquelas que são só lembradas de quatro em quanto anos.
Estamos repassando as reclamações dos moradores aos políticos citados e aguardamos o pronunciamento dos mesmos, que terão igual espaço aqui para se justificarem.
Veja mais fotos do descaso com a Vila Jacui: http://www.flickr.com/photos/rurikmac/sets/72157621941356621/
Confira o mapa do local:
Respostas de 13
Infelizmente essas promessas de campanha política não é novidade.
A situação ora mostrada repete-se não só na cidade de São Paulo.
Repete-se em muitos outros bairros. Mesmo no Centro (Sé e adjacências) vemos o descaso dos administradores.Verdadeiramente é uma situação de venha a nós. o vosso reino que se dane.
Divulguem http://www.prefeitura.sp.gov.br nas escolas locais e peçam para os alunos solicitarem as demandas dos bairros para a prefeitura, isso irá melhor a situação do local…
a escola pedro teixeira e a melor escola do mundo esta um pouco velia mais um dia vai tar linpa e pintada.
olá meu nome William Lucas , moro em São José dos Campos!
mais já morei ai, e estudei na escola Pedro Teixeira e lamento muito que as coisas estão ruins por ai.
eu queria achar uns amigos meu que moram ai mais não consigo encontra eles no face!
Realmente é um descaso com a população mais afastada da zona leste.Se estivessemos em um bairro de classe alta como Tatuapé e Anália Franco, isso não ocorreria, mas como trata-se apenas da Vila Jacuí, fica por assim mesmo. O povo menos favorecido não tem valor nesse país, infelizmente.
é um descaso muito grande, mais a vila jacui não deve nada a nenhum outro bairro de são paulo, e nem tudo que está escrito é verdade.
devemos cobrar mais das autoridades, porque sem cobrança não há compromisso. Agora ninguem fala de criar um corredor de ônibus na extensão da AV São Miguel, a noite o transito é absurdo, devido a saída da faculdade Unicsul. se fosse em perdizes, jardins, etc isso já teria ocorrido, é que não tem nenhum político preso no transito nesse horário.
se espejar as pessoas aonde vamos,e quem paga aluguel como fica
Eu moro lá e de fato não é o fim do mundo, como está parecendo aí.
Lixos e promessas não cumpridas existem em todos os bairros.
Lá eu acho melhor do que muito bairro de são paulo; Assim como tambem tem lixo jogado no tatuapé; hoje isso não é mais problema de bairro mais afastado.
esse problemas que a jacuí tem são comuns e isto não faz de lá um lugar pior.
Thais, ou você se acomodou ou tem uma noção muito simples da situação. Minha mãe mora no bairro desde 1978 e o local é um horror. Tente a rua Jacarandá do Campo e veja as pilhas de lixo acumuladas na rua. Estive ali ontem e hoje… Abraços!
Douglas, parabéns pelas fotos e pela matéria. Hoje estamos no ano de 2015, felizmente não é mais assim, a subprefeitura de São Miguel Paulista está trabalhando em pró disso, mas ainda existem muitos lixos e entulhos. Hoje é comum a população crescer nos bairros de São Paulo.Porem também são maior a quantidade de lixos que o povo jogam
em ruas e avenidas, a prefeitura continua recolhendo os lixos e entulho que o povo jogam. Isso vejo de perto. Portanto nós devemos preservar o bairro, todos bairros tem sua história, e o povo precisa ajudar nossa bairro de um história bonita e parar de jogar lixo e entulhos nas ruas.
abraços
José Ricardo
O povo merece tudo isto, pois em quem eles votam?, ficam o tempo todo nos butecos, ou ouvindo aquilo (que no rio de janeiro chamam de música), são eles mesmos que jogam o lixo na rua, cada povo tem o bairro que merece.
Ramon
Realmente! isso é td a mais pura verdade! o povo brasileiro, só sabe jogar lixo no chão, e se fosse só no chão, ainda teria conserto, mas jogam nos córregos e nos rios tb. Fora o fato mesmo, que Funk carioca ninguém merece!
A tal da Lei Cidade Limpa deveria servir para isso e não para eliminar outdoor e outras propagandas dos estabelecimentos comerciais.