Casa Antiga – Moinho Velho

Nas andanças semanais que faço por São Paulo em busca de mais construções interessantes para mostrar para vocês aqui, cheguei a uma área da zona sul que ainda tinha explorado muito pouco. A região de Vila Marte, Vila Moraes, Vila Brasilina e o Moinho Velho, onde encontrei esta casa curiosa.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Esta residência verde tem um estilo bastante peculiar, que não encontrei em nenhum outro imóvel em minhas andanças por São Paulo e interior do Estado. Trata-se de uma casa possivelmente oriunda da primeira metade do século 20. De fato uma arquitetura muito interessante.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

É possível observar que a área onde está a entrada principal da casa, não era isolada por grades inicialmente. Havia apenas um gradil baixo que servia mais de apoio do que de segurança, e posteriormente foi colocada uma segunda grade sobre a mais antiga, isolando o vão. Tiveram o cuidado de ao menos escolher uma grade bonita, cujos raios acabam por ornar com a fachada.

Detalhe da fachada (clique para ampliar).
Detalhe da fachada (clique para ampliar).

Apesar da pintura um tanto desgastada, a casa apresenta-se muito bem conservada e com todos os seus detalhes originais preservados.

Abaixo uma fotografia da janela, reparem no caprichoso detalhe na parte superior:

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Hotel Palacete

Conheça o antigo Hotel Palacete, localizado na região central da cidade de Guarulhos. Abandonado, o hotel teve seu auge principalmente durante o período em que o trem da Cantareira ainda funcionava.

Leia mais »

Respostas de 10

  1. Realmente, trata-se de uma casa bonita, embora a grade da varanda mesmo sendo bem trabalhada, a meu ver, enfeia o imóvel, embora tal proteção seja indispensável na atualidade. A grade deve ter sido colocada dos anos 60 para a frente, porém, não posso deixar de notar que esse capricho em termos de serralheria não existe mais atualmente. Acho muito interessantes essas perguntas sobre quem teriam sido os primeiros moradores, como seria o local nessa época. Costumo sempre fazer este exercício mental, mormente diante de construções mais antigas ou mesmo ao ver peças, utensílios e equipamentos expostos em Museus. É curioso porque assim como olhamos para o passado, com um misto de condescendência e sentindo-nos de certa forma superior, penso que a galera do futuro também olhará para nós – que do ponto de vista do futuro, já somos passado, rs. Parabéns pelo trabalho. Abração. Shalom Aleihem! Paz Profunda!

      1. Fala que é uma travessa da Rua Elba…rsrsrsrs….e Daniel, venha dá uma volta nesse bairro. Há muita casa antiga.. Douglas, eu moro nesse bairro desde 1971, conheço outros imóveis extremamente antigos e que pouco mudaram, se você quiser, eu te passo umas dicas ou fotos…inclusive, da minha antiga casa com o famoso antes e depois…abraços…
        Acho ótimo o seu trabalho

  2. Obrigada pelas informações. Moro no bairro e faço pesquisas em história da educação, essa casa atraiu meu olhar. Seu texto deu gostinho de quero saber mais.

  3. Como morador do Moinho Velho, eu conheço a casa e sempre admirei, mas não sabia que era uma arquitetura tão antiga e muito bem preservada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *