Seja bem-vindo, Minhocão!

Ah, o Minhocão… ou Elevado Presidente Costa e Silva  ou melhor, João Goulart mais recentemente. De toda a capital paulista é difícil encontrar outra obra viária mais polêmica do que esta.

Uma via elevada construída de forma apressada e sem um planejamento isento, visando apenas agradar os proprietários de veículos que precisavam se deslocar rapidamente, ao invés de se investir em melhores soluções de transporte coletivo.

O prefeito de São Paulo à época, Paulo Salim Maluf, fez do projeto um dos grandes destaques de seu extenso portfólio de obras, em uma época que poucos contestariam o governo. O vídeo abaixo, de 1969, mostra Maluf apresentando o que viria a ser a via elevada e como seriam as obras.

E ao erguer uma grande via sobre duas importantes avenidas paulistanas, a São João e a General Olímpio da Silveira (além da então pacata Amaral Gurgel), não levou-se em consideração a qualidade de vida de milhares de paulistanos que moravam nestas vias, que de repente tiveram suas vidas transformadas em um inferno.

Obras do elevado no ano de 1970 (clique para ampliar).
Obras do elevado no ano de 1970 (clique para ampliar).

E o inferno não foi apenas o intenso período de obras, em turnos ininterruptos, que durou cerca de 14 meses. O pior foi depois de pronto, quando o Elevado Costa e Silva passou a funcionar todos os dias, 24 horas por dia. Apesar das inúmeras reclamações dos moradores da região afetada pela via, o Minhocão só começaria a ser fechado à noite em 1976, entre meia noite e cinco horas da manhã. Posteriormente, em 1989, a prefeitura estenderia este período para o que rege até hoje, fechando às 21:30 e também aos domingos.

Mapa do elevado com as principais vias próximas (clique para amplia).
Mapa do elevado com as principais vias próximas (clique para amplia).

Bastante criticado pela obra, o Prefeito Paulo Maluf ignorou todas as opiniões contrárias ao elevado. Durante todo o ano de 1970, especialistas se revezaram em artigos dos principais jornais paulistanos para mostrar o quanto aquela obra era equivocada e trazia uma solução viária bastante ultrapassada, que já estava sendo abandonada em vários países que a adotaram antes de nós, como os Estados Unidos.

1970 - O Elevado está em obras
1970 – O Elevado está em obras

Tudo em vão. No início de janeiro de 1971 a obra estava concluída e a prefeitura prometeu uma grande festa de inauguração daquela que seria, segundo as palavras do prefeito, “a maior obra de concreto armado da América Latina”. Na semana que antecedeu a abertura do minhocão, a Prefeitura de São Paulo publicou convite à população nos principais jornais paulistanos (observe o texto do anúncio que chama Costa e Silva de “uma das grandes figuras da Revolução de 1964”, algo impensável nos dias de hoje):

Divulgação

A empolgação das pessoas com a inauguração não era tão grande quanto a do prefeito. Conta-se que na época, para evitar um fiasco de público no momento inaugural, funcionários de repartições públicas municipais foram “gentilmente convidados” a irem a abertura. Mesmo assim, o público foi muito aquém do esperado.

Estava aberto o Minhocão e no dia seguinte à sua inauguração, 25 de janeiro o primeiro dia útil (na época o aniversário da cidade não era feriado), já ocorreu o primeiro congestionamento da via elevada. E essa cena continua se repetindo até a atualidade.

Na fotografia abaixo, vemos o Elevado Costa e Silva pouco depois de inaugurado, quando tudo ainda era muito novo e bem cuidado.

Minhocão no início dos anos 70 (clique para ampliar).
Minhocão no início dos anos 70 (clique para ampliar).

LUCRANDO COM O MINHOCÃO:
Apesar de controverso e polêmico o Elevado Costa e Silva, por outro lado, trouxe muitos dividendos para as empresas que participaram de sua construção. Fizemos uma compilação de propagandas de 1971 que usaram o Minhocão como tema, seja como fornecedora de materiais para as obras ou de empresas que apenas quiseram ser simpáticas com a chegada do elevado.

Peterco, responsável pela iluminação do elevado
Peterco, responsável pela iluminação do elevado
A Mangels trouxe os postes de luz que estão lá até hoje
A Mangels galvanizou os postes de iluminação que estão lá até hoje
A Hidroservice foi uma das empresas envolvidas na obra (clique para amplia).
A Hidroservice foi uma das empresas envolvidas na obra (clique para ampliar).
A Concessionária Sabrico foi na onda do Minhocão
A Concessionária Sabrico foi na onda do Minhocão
E o magazine A Exposição Clipper também foi na onda
E o magazine A Exposição Clipper também foi na onda

COM OS DIAS CONTADOS ?

O novo Plano Diretor da Cidade de São Paulo, em vigor desde julho de 2014, prevê que o Minhocão deve ser progressivamente desativado, até que seja possível sua demolição ou transformação em um parque suspenso. Mesmo sendo um desastre urbanístico sem precedentes da capital, a medida ainda gera polêmica e há defensores tanto de sua manutenção como via de trânsito, quanto de seu fim.

O São Paulo Antiga se posiciona de maneira editorial favorável ao fim do Elevado Costa e Silva, demolindo parte dele e preservando uma outra parque como um parque público. Gostaríamos de saber a sua opinião: Você é contra ou a favor da demolição do Minhocão ? Deixe sua opinião nos comentários!

MUDANÇA DE NOME:

Em 23 de junho de 2016, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou a mudança do nome do viaduto para Elevado Presidente João Goulart, em homenagem ao ex-presidente da República (1961-1964). A lei foi sancionada pelo prefeito da paulistano, Fernando Haddad em 25 de julho de 2016.

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