Rua da Mooca 2698 a 2702

Sempre esperamos que as casas antigas sejam restauradas e mantidas impecáveis, tal qual quando foram construídas há décadas atrás. Entretanto a teoria é sempre mais simples do que a prática, pois a preservação, especialmente de imóveis comuns, esbarram em uma série de situações.

O fato de não estar tombado já é o primeiro implicador. Além disso, há a vontade ou não do proprietário em manter o imóvel nos traços originais ou mesmo o desejo de torná-la mais atual, seja removendo um porão ou criando uma garagem.

Mesmo assim, há proprietários que procuram conciliar a arquitetura antiga com suas necessidades contemporâneas. Foi o que observamos neste imóvel da rua da Mooca:

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Com uma pintura muito bem executada e uma boa escolha de cores, este imóvel localizado nos números 2698 a 2702 da rua da Mooca, souberam combinar a preservação da fachada com a modernidade.

Precisamos levar em conta de que como o imóvel não é tombado, o proprietário poderia ter simplesmente modernizado a fachada por completo. Ao invés disso ele preferiu aliar as duas coisas e o resultado foi bastante satisfatório.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Minha única ressalva vai para a escolha das cores azul e vermelha para a porta comercial à esquerda. São berrantes e atraem muito mais o olhar do que a bela pintura verde com detalhes brancos do andar superior. Eu teria padronizado o piso térreo em tons mais leves dos dois lados ou escolhido a cerâmica que foi adotada na porta comercial do lado direito, bem menos chamativa.

Apuramos que pouco depois que fotografamos removeram o azul e adotaram uma cor laranja, mas ainda não é o ideal.

Seria muito interessante que houvesse alguma cartilha pública (alô DPH vamos sair da zona de conforto?) que orientasse aos proprietários em como dar nova vida a imóveis antigos que ainda não são tombados, de modo a deixar nossas ruas com um visual ainda mais agradável.

Parabéns ao proprietário por deixar este imóvel sempre bem cuidado.

Veja abaixo mais uma fotografia, dando destaque a uma das janelas do andar superior:

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Respostas de 9

  1. Parabens pela preservacao dessa propriedade, so’ que nao faz sentido os proprietarios nao terem mantido a cor verde ,( de muito bom gosto por sinal), como um unico tom nesse edificio. Nao fez por merecer essa desigualdade.

  2. Douglas, conheço bem estes imóveis pois moro no prédio bem atrás deles (de cor bege, chega a aparecer ao fundo na primeira foto). O que aparentemente foi uma restauração, foi na verdade uma barbárie. Há uns 3 ou 4 anos, eles destruiram todo o corpo das casas,arrasaram os quintais e fizeram 2 caixas gigantes, que são os imóveis de hoje. A “fachada preservada” é um só um arremedo da original, havia 2 telhados em cumeeira e 2 frontões triangulares bem ornamentados. No térreo havia portas de entrada e janelas de madeira. Tudo o que restou foram apenas alguns metros de ornamentos que lembram remotamente o que havia no local. Sei que uma adaptação para o comércio exige sacrificar alguns elementos originais, mas nesse caso muita coisa poderia ter sido preservada sem inviabilizar a funcionalidade. Infelizmente não tenho foto de como eram as casas, mas garanto que para fazer essa c….era melhor que demolissem tudo de vez.

    1. Vinicius, entre no google street view e veja imagens dos imoveis selecionando 2010, estao tal como voce falou. Tambem achei uma barbarie…

      1. Legal Tati, esqueci dessa possibilidade do Google, as imagens não mentem! O maldito do proprietário merecia pagar o dobro do iptu ao invés de ter desconto.

  3. O proprietário deste imóvel na rua da Moóca, está de parabéns. A prefeitura deveria dar um desconto no IPTU, por ele ter preservado e restaurado essas propriedades tão bela. Acho que todo paulistano deve lutar com garra para preservação e memória de nossa cidade. Se nós não fizermos isto, os gananciosos irão destruir o nosso passado. Aliás, já existe muito pouco daquilo que foi construído baseado em modelos europeus. Não deixemos que essa turma louca por dinheiro, venham com proposta para demolir casas antigas e acabar com a história paulistana! Vamos divulgar e participar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *