Fundado em 1913, o Mappin foi uma empresa que marcou (e ainda marca) gerações e gerações de paulistanos. Para celebrar o centenário, que seria comemorado em 29 de novembro de 2013, caso a loja não tivesse falido em 1999, fizemos uma breve seleção de 12 propagandas do Mappin, sendo 10 impressos e 2 comerciais de televisão. Confira!
1913 – Anúncio de inauguração
1916 -Blusas Modernas
1917 – Saias de baixo e Lingerie
1918 – As novidades para o verão
1918 – A importância do “abat-jour”
1919 – Inauguração do novo prédio, na Praça do Patriarca (clique para ampliar)
1920 – Roupas brancas
1922 – Propaganda institucional (clique para ampliar)
1967 – Em ritmo de “mulher-gato”
1978 – Na era dos primeiros video-games:
E para encerrar, dois comerciais de televisão. O primeiro de 1986 e o segundo de 1991:
Gostou das propagandas ? Então visite nossa categoria Baú da Propaganda e veja outras curiosas propagandas antigas.
Respostas de 16
Merci amei ! trabalho com a mode à Paris e amo ver a boa epoca brasileira !O seu trabalho é super bom ! me da muitas saudades dai do Brasil e estas tuas postagens me são um presente !
tudo isso é sensacional………… para´bens adoro o site de vccs.
Adoro objetos antigos de qualquer ordem. Sou uma Historiadora frustrada…
Que bom revisitar o tempo!
Belíssimo trabalho eu voltei no tempo….
Que saudades dos bons tempos da amada São Paulo.
Só posso é lhe agradecer por esta maravilhosa postagem.
Parabéns!!!!!
Grandes tempos !
muito obrigado por me proporcionar essas belezas pois é para ficar como recordações para o nosso futuro,tempo em que a cidade era limpa não era um banheiro a ceu aberto
Trabalho muito interessante.Gostei muito.
Muito bom. Tem um texto que encontrei na Internet, do historiador Vittorio Pastelli, com uma extensa bibliografia sobre a cidade, inclusive com muita iconografia. Mando porque foi útil para mim e espero que seja para vocês.
Bom trabalho
Alba
http://www.academia.edu/4692207/BIBLIOGRAFIA_SOBRE_SAO_PAULO_com_comentarios_VERSAO_2
Douglas bela lembrança, eu fui aluna da irmã da Garota Mappim e tinha até a TV Mappim falando sobre as liquidações!!! Hoje ela trabalha na Vivara!!!
Adorei a delicadeza das palavras.Viajei na ilustração das propagandas!!!!
adorei!!
Mappin, grande escola para quem como eu pode trabalhar lá. A minha emoção começa quando eu ainda menina ia às festas dos funcionários com meu mano, que lá trabalhou por 30 anos. Que saudade!!!
O Mappin me traz lembranças boas e também lembranças de perrengues que passei lá, pois trabalhei no Mappin da Av. São João já no fim de sua existência de Junho de 1997 a Dezembro de 1998, sai 6 meses antes da falência, me lembro dos colegas de trabalho com quem trabalhei com saudades, aliás no Mappin São João todos os funcionários de todos os setores me conheciam, apesar de na época eu ser um humilde repositor e isso era legal, pois todos me cumprimentavam, mas também lembro dos perrengues pois trabalhava no que os “Mapianos” chamavam de “horário cruel” que era das 13:40 as 22:00 e algumas vezes carreguei perua Kombi na chuva um pouco depois do horário do expediente, mas mesmo assim me lembro de tudo com saudades, aliás, hoje o lugar do Mappin São João ainda existe, mas foi totalmente remodelado para abrigar uma espécie de shopping center de concessionárias de motocicletas e produtos para motociclistas.
Velho truque de varejista local.
Invocar a notoriedade estrangeira da loja ( ou escola ) para o Otário do consumidor local comprar.
Eu duvido que sequer existisse um Mappin no Reino Unido. A loja dos bacanas lá sempre foi a Harrod’s. Nunca ouvi alguma referência a uma loja Mappin no Reino Unido.
Fazem isto com nomes de edifícios ( cuja composição e significado não evoca nada no idioma de origem ) tornando o nome exdrúxulo.
Se você analisar , sempre que há uma nação que domine a cultura mundial, lá vamos nós atrás feitos papagaios-de-peito-roxo imitação.
Eu pagava para ver quando os Chinese começarem a tomar conta do mundo. Veremos nomes de prédios em Mandarin ?
Tony a Mappin & Webb, primeiro nome do Mappin que veio ao Brasil existe até hoje no Reino Unido.
O Mappin era um dos lugares de São Paulo, que eu mais gostava ao lado do Playcenter.