22 ônibus paulistanos para matar saudades

Amados por uns e odiados por outros, os ônibus fazem parte do cotidiano de São Paulo. Eles estão presentes em nossa cidade desde o início do século 20, com os famosas veículos abertos apelidados de “jardineiras” ou de “mamãe, me leva?(*)”.

Os autobondes, como eram chamados inicialmente, chegaram a São Paulo em julho de 1911 para substituir o ultrapassado transporte movido a tração animal (burros) e para fazer concorrência aos bondes elétricos.

A primeira frota, de um total de 10 veículos, era da marca Sauer e foi importada da Alemanha pela Companhia de Transportes Auto Paulista. A foto a seguir mostra um deles por aqui:

Divulgação

Era apenas o início de uma história de São Paulo com os ônibus que nunca mais parou. Até mesmo os bondes ficaram pelo caminho, entretanto os ônibus permanecem até os dias de hoje sendo um dos principais meios de transporte do paulistano.

A evolução destes veículos em nossa cidade foi apresentando modelos dos mais curiosos. Desde os nacionais fabricados pela Grassi, Caio ou Thamco, ou veículos importados de países como os Estados Unidos (elétricos ou a diesel).

Na foto, uma jardineira de 1924 e um elétrico de 1954 (clique para ampliar)
Na foto, uma jardineira de 1924 e um elétrico de 1954 (clique para ampliar)

Para homenagear esta modalidade de transporte coletivo tão importante para a nossa cidade, fizemos uma seleção de 22 imagens de ônibus antigos para viajarmos no tempo. São 11 elétricos e 11 convencionais, veja as fotos:

1 – EMPRESA AUTO ÔNIBUS ALTO DO PARI (FOTO DE 1961)

clique para ampliar
clique para ampliar

2 – ÔNIBUS ACLO (APELIDADO DE CAMÕES) PRODUZIDO PELA GRASSI (FOTO DE 1955)

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

3 – AUTO VIAÇÃO NAÇÕES UNIDAS  – LINHA PRAÇA DO CORREIO (SEM DATA)

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

4 – E.O GUARULHOS – LINHA GUARULHOS – PRAÇA DO CORREIO (SEM DATA)

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

5 – ÔNIBUS FNM (CHAMADO DE PAPA-FILA) ESPÉCIE DE AVÔ DOS ARTICULADOS (1957)

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

6 – VIAÇÃO U.T.I.L – BARRA FUNDA (SEM DATA)

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

7 – ÔNIBUS ALFA ROMEO COM DESTINO A VILA FORMOSA (SEM DATA)

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

8 – CAIO GABRIELA – AUTO VIAÇÃO NAÇÕES UNIDAS (FOTO DA DÉCADA DE 80)

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

9 – VIAÇÃO MONUMENTO, LINHA SÃO CAETANO – PARQUE D.PEDRO II (1978)

clique na foto para ampliar
Foto: Mário Custódio / clique na foto para ampliar

10 – MERCEDES-BENZ 364  – CMTC (FOTO DE INICIO DA DÉCADA DE 90)

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

11 – SCANIA K112CL (THAMCO) – APELIDADO DE FOFÃO (1987)

Divulgação

NA SEQUÊNCIA, OS ÔNIBUS ELÉTRICOS:

12 – GRASSI / VILLARES – PRAÇA DO PATRIARCA (SEM DATA)

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

13 – RESERVADO

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

14 – LINHA PARA GENTIL DE MOURA

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

15 – LINHA PARA ÁGUA RASA

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

16 – LINHA CIDADE – ACLIMAÇÃO

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

17 – LINHA PARA O LARGO SÃO BENTO

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

18 – LINHA CARDOSO DE ALMEIDA – MACHADO DE ASSIS

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

19 – LINHA PARA O MANDAQUI

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

20 – ÔNIBUS DIESEL MARCA MAGIRUS (CARROCERIA STRIULLI) CONVERTIDO PARA ELÉTRICO – CMTC (FOTO DE 1969)

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

21 – LINHA PARA A PRAÇA DA REPÚBLICA (FOTO DE 1985)

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

22 – LINHA PARA O TUCURUVI (FOTO DE 1986)

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

(*) – O apelido de “mamãe, me leva?” dos primeiros ônibus tem algumas versões a respeito de sua origem. A explicação mais comum é que este apelido surgiu no bairro do Brás, logo que os ônibus começaram a operar por aqui. Um menino acompanhado de sua mãe, ao ver o veículo parado, teria se virado para ela e dito tal expressão, que acabou se popularizando.

Quer saber mais sobre transportes coletivos ? Abaixo, alguns de nossos artigos que recomendamos a você:

E nós queremos saber: Você gosta de andar de ônibus ? Tem uma linha favorita ? E qual modelo de ônibus te marcou ou traz saudades ? Deixe seu comentário!

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Telegram
Facebook
Threads
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2.395 outros assinantes
ouça a nossa playlist: