Um desrespeito ao cidadão e a lei Cidade Limpa foi o motivo da denúncia anônima recebida pelo site São Paulo Restaurada por moradores de Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo.
Uma faculdade resolveu usar o muro de um viaduto para estampar a propaganda de seu processo seletivo, como podem conferir na imagem abaixo:
A pichação (para nós isso não é grafite e nem propaganda) está feita no antigo viaduto que liga a cidade de São Paulo a vizinha Guarulhos e foi feita dos dois lados. Segundo os moradores que nos contataram a faculdade fez a pichação nos muros em meados do mês de julho, aproveitando a oportunidade para fazer propaganda de seu processo seletivo para o segundo semestre de 2009. Os mesmos moradores contam quem chegaram a avisar a subprefeitura mas que não obtiveram resposta e nem viram a propaganda ser removida: “É como se nós por estarmos em um bairro mais humilde, não tivéssemos direito ao respeito às leis. Não concordamos com esse tipo de publicidade e gostaríamos que a mesma fosse apagada e a tal faculdade punida.” diz, um dos autores da denúncia.
Há cerca de 15 dias a pichação foi atacada por algum outro pichador ou grafiteiro que discorda da atitude da tal faculdade, ele resolveu pintar o telefone da instituição com uma frase de protesto que externa muito bem a opinião de todos aqueles que lutam por uma cidade ausente de poluição visual e de desrespeito às leis, vejam o antes e o depois:
Fica a pergunta aqui: Você se matricularia ou matricularia seus filhos em uma instituição de ensino que se vale de pichar um muro para atrair mais alunos ? Até que ponto este tipo de publicidade, ilegal na cidade de São Paulo, pode ser vantajosa para esta faculdade ? Se ela conseguiu atrair até a ira de um pichador, que atacou o seu anúncio o que dirá da ira dos moradores da região, potenciais clientes, que se indignaram com esta propaganda em local indevido ?
Em tempo, no site da faculdade o garoto propaganda é o vereador Netinho de Paula, do PC do B:
Vamos ver o que as autoridades irão fazer com este caso.
Atualização – 08/09/2009
Não demorou muito para a nossa reportagem atingir uma grande repercussão na imprensa paulistana. O assunto foi discutido ao vivo pela rádio CBN no programa do jornalista Milton Jung e também publicado em seu blog – clique aqui para ler – e no mesmo dia fui contatado pelo assessor de imprensa da subprefeitura de Ermelino Matarazzo.
Ele mesmo se dirigiu ao local e constatou que pouco antes dele chegar alguém apagou as pichações com uma tinta branca. Na foto enviada pela subprefeitura é possível ver o azul anterior manchando o branco. Se era algo legal, porque a pressa em apagar, não é mesmo ?
Mais uma vitória dos cidadãos paulistanos em especial dos moradores da região de Ermelino Matarazzo que não precisam ter mais uma rua emporcalhada.
Comentarios