Idealizador do Instituto São Paulo Antiga, Douglas Nascimento é pesquisador e fotógrafo. Curioso nato, desde pequeno sempre foi apaixonado pelas histórias da cidade, contadas por seu pai e também pelos seus dois avôs.
Ainda bem jovem, aos 14 anos, começou a montar sua biblioteca que hoje conta com um grande número de livros raros tanto da história de São Paulo como do Brasil. Todo este acervo foi doado para o Instituto São Paulo Antiga.
Sua carreira no jornalismo começou ainda antes de sua formação, ainda em 1999, ao lançar o site Rússia Hoje. Primeiro portal de notícias e história da Rússia em língua portuguesa. Este projeto permaneceu no ar até 2004.
Entre 2004 e 2008 trabalhou como fotógrafo em seu próprio estúdio, o Grande Angular, no bairro de Vila Buarque. Só deixaria o estúdio fotográfico para então dedicar-se a seu maior projeto, o São Paulo Antiga, desenvolvido em 2008 e lançado em 25 de janeiro de 2009.
Considerado uma importante referência sobre a história de São Paulo, Douglas Nascimento foi nomeado, em 2012, como membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).
Em 2015 a renomada Sociedade de Veteranos de 32, presenteou-lhe com a medalha MMDC, em agradecimento a seu trabalho e sua hercúlea defesa em memória ao culto do Movimento Constitucionalista de 1932. Em ambos os casos foi o primeiro blogueiro do país a receber tais honrarias.
No meio jornalístico também tem longa data em trabalhos conhecidos, inicialmente na revista Portuguesa em Destaque da Associação Portuguesa de Desportos, em 2008, e em 2010 com a coluna São Paulo Abandonada no jornal MTV na Rua, do Grupo Abril. Na mesma Abril também colaborou para a revista Veja São Paulo.
Na área de história e pesquisa esportiva, Douglas foi diretor do museu histórico da Associação Portuguesa de Desportos durante o biênio 2008-2010.
Seus hobbies favoritos são o antigomobilismo, quadrinhos e videogames.
É torcedor apaixonado da Portuguesa.