Edifício Antigo na Zona Cerealista

A famosa Zona Cerealista, no Brás, é uma das regiões mais movimentadas de São Paulo em quase todos os horários do dia e até da noite. O ritmo frenético de caminhões dificulta bastante observar algumas construções antigas que se estendem pelas ruas deste pedaço do Brás.

E foi por ali, precisamente na rua Prof. Eurípedes Simões de Paula, que encontramos um pequeno prédio bastante peculiar:

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Em uma região repleta de galpões e imóveis já bastante descaracterizados, este edifício chama muito a atenção dos poucos que o notam pelos seus vários detalhes curiosos presentes por toda a sua fachada.

Começando pelo entrada, uma bela porta de ferro que na parte superior exibe uma lamparina com uma chama. Subindo um pouco mais, vemos sobre este mesmo pórtico as iniciais “LJ” ou “IJ” que possivelmente remete aos seus primeiros donos ou algo do gênero.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

A construção tem uma arquitetura bastante particular e incomum, além de ser de bastante bom gosto. Existem belos detalhes nas sacadas e também uma figura, logo acima da janela do andar mais alto. Já no frontão há um período esculpido que não conseguimos identificar o motivo e nem mesmo alguns dos moradores souberam identificar: 1895-1941.

O será que esta data significa ? É, de fato, um prédio repleto de simbolismos em toda a extensão de sua fachada. Uma construção que realmente merece ser bem cuidada e preservada.

Uma das preciosidades do Brás, que fica boa parte do dia “escondida” pelas carretas que ficam sempre estacionadas diante dela.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Sabe algo sobre este imóvel que pode acrescentar alguma informação ao artigo ? Tem ideia do que significa a data que está em seu frontão ? Deixe um comentário.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

12 respostas

  1. Na subtração das datas seria 46 o resultado, seria uma homenagem ao construtor do mesmo? Ou não sei se nessa epoca ja haviam construtoras e seria o total de anos de existencia da empresa que construiu?

  2. Achei essa data um tanto sinistra, pois pelo que tenho acompanhado até mesmo aqui no site, quando colocavam data no frontão, costumavam colocar apenas o ano e não o período…

  3. Caso tenha mesmo relação com a Maçonaria pode ser “Príncipe do Líbano” nome dado ao 22o. Grau Maçônico.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: